Curtas

Confira novidades e tendências sobre Curitiba

Monique Ryba Portela
24/03/2021 13:02
Thumbnail

Jurassic Safari

A criançada acaba de ganhar um novo espetáculo para curtir com segurança em Curitiba. É o Jurassic Safari Experience, um evento que traz diversas réplicas de dinossauros gigantes, além de um megashow, no estacionamento do Restaurante Madalosso (Av. Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade). Tudo no sistema drive-in, para a família curtir de dentro do carro.
O espetáculo vai até o dia 4 de abril e custa R$ 140 por carro, com até 4 pessoas. Para acompanhar a novidade, o Madalosso acrescentou ao cardápio dois milk shakes servidos em recipientes que simulam ovos de dinossauro. Aí sim a experiência fica completa! Todas as informações você confere em jurassicsafari.com.br
*Em decorrência da pandemia Covid-19, a temporada foi adiada para agosto de 2021.

Museu de História Nacional

Curitiba vai ter mais um cartão postal integrado ao já mundialmente conhecido Jardim Botânico. O novo Museu de História Natural da capital paranaense terá cerca de 60.000 metros quadrados e a ideia é que seja integrado à paisagem natural do espaço. Para esse efeito, boa parte da construção será coberta por vegetação. Do prédio, que será construído em concreto pré-moldado, será possível ver o pôr-do-sol e o bosque do Jardim Botânico.
Já dá para imaginar a beleza, né? Até que a obra saia do papel, a área destinada ao museu está sendo utilizada como estacionamento regulamentado, com vagas para 225 veículos de passeio e 7 ônibus de turismo.

UFPR entre as melhores

A Universidade Federal do Paraná foi eleita a 6ª melhor universidade do Brasil e a 11ª da América Latina, de acordo com o Ranking Web of Universities. No topo do ranking está a Universidade Federal do Rio de Janeiro, considerada a primeira do Brasil e a segunda da América Latina. O levantamento é feito anualmente pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, órgão público espanhol, com 31 mil instituições de 200 países diferentes.
Na análise, são considerados critérios relacionados com o acesso à produção científica na instituição, como visibilidade, excelência e transparência. E, no ranking mundial, também não estamos mal: a UFPR está na posição 534 em um universo de 31 mil!

A volta da radionovela

Para os saudosos da era do rádio (e para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecê-la), uma novidade: o projeto “Leituras com a Inominável: dramaturgia em discussão”, da Inominável Companhia de Teatro de Curitiba, está adaptando oito peças de dramaturgia contemporânea para o formato radiofônico. A ideia é que elas sejam como radionovelas, mas em capítulo único.
“Elas terão vinhetas de abertura e encerramento, sonoplastia, efeitos sonoros e diferentes entonações de voz para que o público capte todas as emoções pelas ondas do rádio”, explica a atriz, diretora de produção e sócia-fundadora da trupe teatral, Lilyan de Souza. As produções estão sendo disponibilizadas nas redes sociais da companhia (@inominavelcompanhia) e também nos principais players de podcast.

Melhor capital do Brasil

Curitiba ganhou mais um título para a conta! De acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), a capital paranaense é a melhor para se viver no país. Desde a primeira edição do ranking, em 2009, Curitiba já subiu sete posições, tendo ficado em segundo lugar no ano passado. A análise leva em conta dados de 2019 das 100 maiores cidades brasileiras. São analisados 15 indicadores nas áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento Básico.

Curitiba inovadora

Duas novas pesquisas enfatizam Curitiba enquanto polo de inovação. No cenário internacional, a capital paranaense integra, pelo terceiro ano consecutivo, a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo no ranking 2021 da Intelligent Community Forum (ICF). Somos a única cidade da América do Sul, ao lado de cidades do Canadá, Estados Unidos, Irlanda do Norte, Vietnã, Rússia, Austrália e Nova Zelândia.
A nível local, o Mapeamento das Startups Paranaenses 2020/2021 mostrou que Curitiba é a cidade com maior número de startups no estado. Temos 422 entre as 1.434 paranaenses, um total de 29,42%. Em seguida, está Londrina, com 180 startups e Pato Branco, com 126.

Novo centro de transplantes

A inauguração, em setembro de 2020, do Erastinho – primeiro hospital pediátrico especializado em câncer infantil no Sul do Brasil – abriu caminho para mais uma marca a ser conquistada pelo Hospital Erasto Gaertner: se tornar, em 36 meses, o maior Centros de Transplantes de Medula Óssea (TMO) do país em atendimentos por ano.
É o que busca o hospital com o Centro de Hematologia e Transplante de Medula Óssea, inaugurado em 24 de fevereiro. Em um espaço de 1,3 mil metros quadrados, o centro aumenta de sete para 25 o número de leitos adultos dedicados a esse tipo de transplante. E os planos não param por aí: o hospital ainda quer se modernizar, digitalizando uma série de processos, como confirmação de consultas por celular e totens de autoatendimento.

Cirurgia computadorizada

Já pensou se uma máquina mostrasse nossa anatomia interna em tempo real, permitindo ao médico analisar, tal como se fosse um mapa, qual o melhor caminho para fazer uma operação? Pois isso já é realidade, ao menos no Hospital do Trabalhador, em Curitiba!
Ele foi pioneiro no Brasil ao realizar a retirada de um tumor na base do crânio de um paciente, em fevereiro. A máquina, um investimento de R$ 2,5 milhões, usa imagens de tomografias, ressonâncias magnéticas e outros exames para montar um modelo computadorizado do paciente. Assim, o médico consegue planejar todos os passos da cirurgia antes de executá-la.