Eu indico!

Personalidades da cidade trazem dicas culturais

Equipe Pinó
24/03/2021 14:02
Thumbnail

Flávio Schiavon, arquiteto e urbanista

Indicação: Livros “A casa do Califa” e “Nas noites árabes”, de Tahir Shah
Flávio gosta muito de viajar. No entanto, neste período de pandemia em que passou mais tempo em casa, ele recomenda dois livros: “A casa do Califa” e sua sequência, “Nas noites árabes”, ambos escritos por Tahir Shah. “São deliciosas histórias ambientadas no Marrocos, impregnadas de cultura local, que nos transportam de nossa realidade atual para um mundo de fantasia. Esse é o mais perto do "viajar sem sair de casa", que se consegue nos dias atuais”, afirma.

Sacha Bezrutchka, designer e artista visual no @sacharecorta

Indicação: Filme Dois irmãos - Uma jornada mágica
"Depois de 10 meses de puro desespero eu não consegui mais ver as notícias nem filmes/séries que tivessem um enredo pesado. Esse mês foi todo dedicado ao entretenimento leve e despretensioso. Dentro dessa premissa algumas produções se destacaram, como o filme da Disney-Pixar, Dois irmãos - Uma jornada mágica. Eu, particularmente, gosto muito das obras da Pixar por criarem algo tão grandioso, mas que se torna inesquecível graças a sua essência. Dentre tantas coisas incríveis para pontuar no filme, a reflexão é o que eu mais gosto! Em Dois Irmãos, a mensagem é linda e me emocionou muito. E como é satisfatório chorar por bons motivos, não é mesmo?"

Heloisa Strobel, fundadora da @_reptilia

Indicação: Livro “Torto Arado” de Itamar Vieira Junior
“Eu leio muito e nem tudo é bom – devoro de Christie a Krenak – então, meu critério para indicar um livro é sobre o quanto ele me marcou. Nesse quesito, “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, dispara fácil. O livro é o retrato do Brasil, em suas imensidões pouco conhecidas onde a servidão ainda se confunde com o trabalho. Linhas tão tênues no país que foi o último a abolir a escravidão no mundo. Uma história essencial para entender aonde chegamos e como precisamos mudar o presente.”

Igor Marquesini, chef no @restauranteigor

Indicação: Série “The Mind of a Chef”
“Uma das minhas séries favoritas se chama “The Mind of a Chef”, narrada por Anthony Bourdain, uma lenda na área da gastronomia que nos deixou recentemente. A série conta com alguns de meus chefs preferidos, como David Chang e Sean Brock. Cada temporada mostra pratos que eles servem em seus restaurantes (ou não) e, em alguns episódios, outros chefs convidados também participam. A série conta de uma forma fácil de entender a história e as inspirações por trás da criação do preparo dos pratos.”