• Carregando...
Antonio Arney usa materiais usados e de rejeitos em seu processo criativo.
Antonio Arney usa materiais usados e de rejeitos em seu processo criativo.| Foto: Gilson Camargo

A exposição “Estruturas e Valores”, de Antonio Arney, de 94 anos, chega de forma itinerante a Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. A mostra, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), terá início no dia 10 de junho, na Casa da Memória Manoel Alves Pereira, local que completa um ano de funcionamento.

Essa é a primeira exposição oficial do artista em sua cidade natal. O artista, que nasceu e morou em Piraquara até os 20 anos, hoje vive em Curitiba, mas nutre um afeto especial pelas memórias da infância e pela relação da cidade com sua trajetória profissional.

"Ele sempre me falou da sua vontade de voltar para alguns lugares da sua infância. Então, é uma reconexão do artista com seu passado, de poder levar um pouco da sua obra, de tudo aquilo que ele construiu em mais de 60 anos de carreira", conta Eliane Prolik que, junto com Adolfo Montejo Navas, assina a curadoria da mostra.

Cinco criações foram escolhidas para compor a exposição. São obras que trazem técnicas como colagem, relevo e pintura, além do vídeo “Colmatagem”, de Eliane Prolik e Larissa Schip. A madeira, explica Eliane, é um material que sempre foi bastante explorado pelo artista. "Ele foi precursor em trazer essa reflexão do reuso, de trazer esse olhar para o reaproveitamento dos materiais. Suas obras são uma pesquisa muito sensível de materiais retirados do dia a dia e reapresentados de uma nova forma, sempre mantendo essa conexão com as memórias e com o tempo", explica. A exposição traz também um trecho do livro ainda inédito " Antonio Arney em Capítulos", em que ele trata dessa vivência na cidade.

Obra de Antonio Arney, artista natural de Piraquara.
Obra de Antonio Arney, artista natural de Piraquara.| Divulgação/ MON

Artista autodidata, Arney aprendeu o ofício de marcenaria com o pai, que também foi pintor e fotógrafo. Sua trajetória profissional começou em Curitiba, no final dos anos 1950, com a participação no Círculo de Artes Plásticas. Reecebeu diversos prêmios, sendo oito premiações no Salão Paranaense. Nos anos 1970, teve uma projeção nacional, expondo em Bienais e museus de São Paulo e do Rio de Janeiro.

"Para o Paraná, é muito gratificante ter um artista com uma trajetória tão consistente. E também de termos essa possibilidade de levar sua obra, não apenas aos grandes museus, mas também às cidades menores", diz Eliane.

Atualmente, obras do artista também fazem parte da exposição “Luz ≅ Matéria”, no MON, em Curitiba.

  • Colagens feitas com materiais usados e de rejeitos. Foto: Divulgação/ MON
  • Colagens feitas com materiais usados e de rejeitos. Foto: Divulgação/ MON

Serviço:

Exposição “Estruturas e Valores”, de Antonio Arney

Data: 10 de junho a 22 de agosto

Casa da Memória Manoel Alves Pereira (Avenida Getúlio Vargas, 67, Piraquara)

www.museuoscarniemeyer.org.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]