Feito por aqui

Badu Design: saiba como empreendedora ressignificou a sua vida a partir de um ateliê caseiro

Equipe Pinó
26/06/2021 10:00
Thumbnail

Badu Design | Divulgação

A administradora e designer Ariane Santos trilhou uma carreira corporativa em grandes empresas até que precisou se afastar para cuidar da avó. Depois de dois anos desconectada do mercado e de tudo, conseguiu recomeçar praticamente do zero (na verdade usando os únicos R$ 30 reais que tinha) e dar um ressignificado a sua vida a partir de um ateliê caseiro. Por fim, a ideia ganhou forma e corpo e hoje responde pelo nome de Badu Design. Nas palavras de Ariane, negócio de impacto focado na economia circular e na reconexão das pessoas em vulnerabilidade social com elas mesmas.
Ariane Santos, CEO e fundadora da Badu
Ariane Santos, CEO e fundadora da Badu
Hoje, a Badu Design conta com 480 pessoas (mais de 90% são mulheres), que são capacitadas para fabricar produtos a partir de resíduos e assim aumentar sua renda. Do outro lado da cadeia estão as empresas, que veem seus resíduos passarem de passivo ambiental a ativos cheios de significado e personalidade.
“A Badu Design faz toda a gestão, transformando algo que seria descartado, como, lençóis hospitalares ou bancos de carros, em produtos que podem virar brindes corporativos ou até ser incorporados ao portfólio das empresas”, explica a fundadora. Atualmente entre os produtos está o bracelete #EuEstouComElas, que carrega todo simbolismo do empoderamento feminino e que foi idealizado em parceria com alunos da FAE.