• Carregando...
Meia Maratona de Curitiba Clube da Alice terá quatro opções de distâncias, além de caminhada; para atender qualquer nível de preparação física. Na foto, corrida do Clube da Alice em 2016. Foto: Lucy Lima / Divulgação
Meia Maratona de Curitiba Clube da Alice terá quatro opções de distâncias, além de caminhada; para atender qualquer nível de preparação física. Na foto, corrida do Clube da Alice em 2016. Foto: Lucy Lima / Divulgação| Foto: Foto: Lucy Lima / Divulgação

A motivação para colocar um tênis e sair correr pode vir de várias formas: emagrecer, cuidar da saúde mental, encontrar amigos, quebrar recordes. E essa é uma atividade cada vez mais procurada e praticada por mulheres.

Siga Pinó no Instagram!

Aliás, há dados que mostram que boa parte de atletas que completam meia-maratona – uma das distâncias mais populares na corrida de rua – são mulheres. A Universidade de São Paulo (USP) levantou, em 2018, que 42% dos participantes em provas dessa distância no Brasil eram mulheres.

E pensar que durante muito tempo as mulheres foram proibidas de correr longas distâncias. Acreditava-se que o corpo feminino não tinha força e resistência para participar de uma competição. Um exemplo: até 1975 as mulheres não eram autorizadas a participar da São Silvestre, prova mais tradicional do Brasil, realizada desde 1925.

Mas o cenário mudou e certamente quem sai nos parques, praças e ruas de qualquer cidade brasileira percebe o número de atletas dispostas a colocar o corpo em movimento.

Uma boa forma de celebrar esse momento e os 10 anos da meia maratona de Curitiba será participar da edição histórica do evento: a Meia Maratona de Curitiba Clube da Alice, que acontecerá em agosto. Trata-se de uma edição especial da prova, exclusiva para mulheres.

De acordo com Mônica Belitz, fundadora do Clube da Alice, o objetivo é disseminar a campanha “O Poder da Mulher”, criada para o evento como forma de enaltecer os atributos especiais das mulheres.

A prova

A corrida acontecerá no dia 7 de agosto e, além da distância máxima de 21 km, terá outras três possibilidades: 14 km, 7 km e 3,5 km. "Queremos que as mulheres se desafiem nas distâncias que estão acostumadas a correr. Aquela que corre 5 km, vai correr 7 km, aquela que corre 10 km, vai se desafiar nos 14 km e aquela que não corre, vai começar nos 3,5 km. Mas quem não se sentir preparada para correr, vem caminhar, movimentar", aponta Mônica.

O percurso vai privilegiar a região central da cidade, passando por ruas com diversos pontos turísticos de Curitiba.

Prova do Clube da Alice em 2016. Foto: Lucy Lima / Divulgação
Prova do Clube da Alice em 2016. Foto: Lucy Lima / Divulgação| LUCY LIMA FOTOGRAFIA

A largada será na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico e a chegada acontecerá no interior do Shopping Crystal, no Batel, onde haverá uma estrutura de dispersão e, nos dias que antecedem a corrida, será realizada no local uma Feira de Empreendedorismo e a entrega dos kits.

"É a primeira vez que vamos fazer uma corrida na rua de fato, as outras três corridas aconteceram em parques ou em pistas fechadas. Queremos que mulheres de todo o Brasil pretigiem", completa Mônica.

De acordo com a organização, para atrair atletas mulheres profissionais de todo o país, serão oferecidos prêmios em dinheiro com valores superiores aos praticados em outros eventos. Todas as categorias amadoras receberão medalhas.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: meiamaratona.clubedaalice.com.br. Os preços variam de R$ 89,90 a R$ 149,90, dependendo do kit escolhido.

Versão digital

Para oportunizar a participação de mulheres de outras cidades foi criada a versão virtual da prova, na qual a participante percorre seu próprio trajeto, envia os registros de tempo para a organização e recebe sua medalha em casa.

A Meia Maratona de Curitiba Clube da Alice 2022 é uma realização da Nosso Time, agência especializada em eventos esportivos e do Clube da Alice, uma das maiores comunidades digitais no Facebook de incentivo do empreendedorismo feminino no Brasil. A Pinó, unidade de novos negócios da Gazeta do Povo, é apoiadora do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]