Cuidados

Spa de flutuação: resort inaugura cápsula com água salinizada no Paraná

Equipe Pinó
12/08/2022 16:04
Já se imaginou entrando em um "tanque de privação sensorial "? Ler o termo pode causar algum receio, mas o equipamento é um novo tipo de tratamento para relaxar profundamente, perdendo a referência do tempo e espaço.
O Virá Charme Resort, que fica em Teixeira Soares, a cerca de 150 km de Curitiba, instalou essa novidade, um spa de flutuação. O empreendimento firmou parceria com a empresa de tecnologia VOID Float e o arquiteto Eduardo Gomes, do escritório Casa de Projetos.

Processo de relaxamento

Nos primeiros minutos, após entrar na cápsula, uma música tranquila e luzes amenas conduzem a mente e o corpo para o estado de relaxamento. Após esse tempo, ambos param, e fica a critério do cliente seguir com a cromoterapia ou aproveitar o escuro. Nos últimos 5 minutos, a música volta para indicar o fim da sessão, que dura cerca de 50 minutos. Ao sair da cápsula, a pessoa segue para uma ducha que pode ser tomada ao ar livre, com vista para a floresta de bambus que contorna o espaço.
“Ao entrar na cápsula, a temperatura do ar e da água são equalizadas com a do corpo, em torno de 35,5ºC. A ideia é que não seja perceptível onde acaba a água e onde começa o ar, sendo uma experiência super imersiva, mesmo”, comenta Luccas Baptista, fundador e CEO da VOID Float.
A solução de água utilizada é super salinizada (500 kg de sal para 500 litros de água), mais que a do Mar Morto e do Salar de Uyuni, para que, ao entrar na cápsula, a pessoa fique confortavelmente flutuando. “Como o sulfato de magnésio utilizado é extremamente puro, a sensação no toque da pele não é nem um pouco incômoda, o que o difere do cloreto de sódio (sal de cozinha). Apenas a sua densidade é mais alta que a de uma água comum, permitindo a flutuação”, comenta Luccas.

Arquitetura

Foto: Rodrigo Vieira/Divulgação
Foto: Rodrigo Vieira/Divulgação
Para o spa de flutuação, foi pensado um circuito de espaços que levassem a pessoa a sutis conexões com a natureza, seja pela abundância de iluminação e de ventilação natural, seja pela presença de elementos - nos verdes como o bosque de bambu, na água da ducha externa ou banho de chuva e no fogo da lareira.
Na sala de flutuação, o ambiente é totalmente neutro, sem ruídos estéticos, com iluminação e ventilação controladas, hermeticamente protegido de influências externas por seu isolamento termoacústico. O protagonismo fica por conta da cápsula e das experiências e sensações que a pessoa poderá ter enquanto flutua.
“O visual da cápsula é futurista, semelhante ao formato de uma nave espacial mesmo”, comenta Luccas. Mas a tecnologia não está no design. A solução de água com bastante sal é antibacteriana, pois cria um ambiente inóspito para a proliferação de organismos. Além disso, a água é esterilizada, passando por uma bomba com sistema de filtro super fino que retém bactérias e partículas sólidas. A cada uso, ocorre também uma limpeza fotocatalítica de luz ultravioleta, desmontando células de uma maneira mais eficaz que em uma água fervida, por exemplo.

Benefícios

Conforme os responsáveis pelo equipamento, o spa de flutuação é mais que uma experiência imersiva de relaxamento, é utilizado também para tratamentos de dores nas articulações dos idosos, recuperação intensa de músculos dos atletas e até mesmo para tratamento estético, uma vez que a água salinizada e de temperatura elevada ajuda na subsequente eliminação de líquidos, reduzindo medidas do corpo.
Foto: Rodrigo Vieira/Divulgação
Foto: Rodrigo Vieira/Divulgação
Mesmo a experiência sendo válida para uma única vez, são oferecidos pacotes para quem desejar fazer o uso em série e potencializar os efeitos. As sessões custam R$ 250. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (42) 99159-3471 e no site do Virá.