"De Lá Pra Cá: histórias para ver, ouvir e comer”

Cine Passeio tem lançamento de livro e documentário

Equipe Pinó
17/05/2022 17:32
Thumbnail
Cine Passeio tem lançamento de livro “De Lá Pra Cá: histórias para ver, ouvir e comer”. Quem não conhece alguém que deixou sua terra natal para viver em Curitiba? Essa é a premissa da obra escrita por Isadora Hofstaetter e Luciana Patricia de Morais. E que também ganhou um documentário dirigido por Gustavo Castro, Juliana Sanson e Luciano Coelho. A entrada é gratuita e os livros serão distribuídos sem cobrança.
De acordo com as autoras, “Dá Lá Pra Cá” é um projeto que acolhe a diferença. O livro é composto por lembranças e receitas culinárias de dez pessoas, que deixaram seus países para viver aqui.  São memórias e sabores vindos do Benin, Colômbia, Equador, Haiti, Japão, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela.
O livro foi construído a muitas mãos e a equipe partiu de uma pesquisa preliminar. Assim, foram levantados nomes e trajetórias de diversos imigrantes residentes em Curitiba. Com a seleção, teve início a etapa de entrevistas. A ideia era conhecer melhor as jornadas dos protagonistas e contar suas histórias e receitas culinárias guardadas na memória. As fotografias presentes na publicação são de Ricardo Perini.

Documentário

Complementando a obra, um documentário reúne entrevistas que convidam a conhecer essas pessoas e suas vozes. Elas contam um pedacinho de suas trajetórias, desejos, sonhos, encantos e desencantos. Ainda como parte do projeto, 100 kits com livros infanto-juvenis sobre a temática da imigração e do refúgio foram oferecidos paraa escolas e bibliotecas públicas de Curitiba.
De Lá Pra Cá busca estimular a descoberta das diversas nuances que fazem parte da diversidade brasileira, propondo um percurso sensível e afetivo da interculturalidade, através das histórias dos personagens.  

Serviço Cine Passeio tem lançamento de livro

Data: 21 de maio de 2022
Hora: às 10h
Onde: No Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – centro)
Ingresso: Entrada gratuita