Nova publicação

Conheça os colunistas da revista Pinó, nova publicação da Gazeta do Povo

Equipe Pinó
14/10/2020 19:52
Thumbnail

Revista Pinó começa a circular no dia 19 de outubro | Thapcom/Divulgação

A partir do dia 19 de outubro, chega para os assinantes da Gazeta do Povo a primeira edição da nova publicação mensal do jornal, a revista Pinó. Com a proposta de levar aos leitores conteúdo leve, relevante e duradouro para se informar ao longo do mês, a Pinó será produzida pela equipe de jornalistas e colunistas da Gazeta.
A revista trará reportagens, entrevistas e artigos que reúnem o melhor do conteúdo produzido por HAUS, sobre arquitetura, decoração, design e paisagismo; pelo Bom Gourmet, com o principal da área de gastronomia em Curitiba, além do que há de mais interessante sobre inovação e tecnologia, com o GazzConecta, plataforma digital sobre nova economia e empreendedorismo.
Na seção Sempre Família, os leitores poderão encontrar informação sobre comportamento, bem-estar e saúde, e, em Curitiba, notícias locais sobre cultura, eventos, turismo e variedades.  
A revista traz conteúdos de gastronomia, arquitetura e design, inovação, empreendedorismo, bem-estar e saúde, alem de uma cobertura local com o melhor da cidade. Foto: Guilherme Pupo
A revista traz conteúdos de gastronomia, arquitetura e design, inovação, empreendedorismo, bem-estar e saúde, alem de uma cobertura local com o melhor da cidade. Foto: Guilherme Pupo
“A Pinó chega para trazer um conteúdo inspirador para nossos leitores, com uma cobertura que irá aproximar as pessoas da nossa cidade. Para isso, contamos com uma equipe de jornalistas especialistas em diversas áreas, além de um time de colunistas de peso, que irão contribuir com informação, crônicas e dicas de assuntos diversos, de acordo com a proposta da publicação de trazer temas relacionados às chamadas soft news, as notícias leves”, ressalta Andréa Sorgenfrei, Head da Pinó, nova unidade de negócios da Gazeta do Povo.
Além dos jornalistas já conhecidos pelos leitores, como José Carlos Fernandes, Marleth Silva, Dante Mendonça, Luiz Augusto Xavier e Guilherme Rodrigues, novos colunistas se juntam ao time, como Mariah Luz e o arquiteto Jaime Lerner com sua equipe de profissionais. Conheça um pouco mais de cada um dos integrantes:
Jornalista, sommelier de cervejas e mestre em estilos premiado, Luis Celso Jr. é o fundador do BarDoCelso.com, o blog de cervejas mais antigo do Brasil.
Colunista da Gazeta do Povo de longa data pelo Bom Gourmet, agora é um dos nomes presentes na Pinó, onde vai trazer seleções de cervejas especiais e divulgar a cultura cervejeira do Brasil.
A proposta trazida pela revista, de oferecer o melhor das editorias do jornal em um só espaço, é vista com destaque pelo colunista.
“Eu vejo a mudança com muito bons olhos, vamos ter uma revista muito mais versátil, mais dinâmica, com mais temas e áreas envolvidas para representar a ideia de estilo de vida mais do que segmentar por editorias. Acho que esse dinamismo é uma das grandes vantagens dessa mudança na publicação e que eu tenho certeza que vai agradar muito aos leitores.”
O jornalista e cozinheiro Luiz Augusto Xavier é quem assina a coluna gastronômica “Panela do Anacreon”. Apaixonado por sabores, dos tradicionais aos inovadores, leva os leitores a experimentarem novas receitas em busca de surpreender o paladar dos amantes da gastronomia.
“Essa possibilidade de dividir experiências gastronômicas é sempre reconfortante. Já vinha sendo assim, na revista do Bom Gourmet, naqueles encontros mensais. E agora, nesse novo formato, atingindo um perfil de público mais amplo, certamente será ainda mais gratificante. É delicioso e saboroso poder estar participando dessa nova empreitada.”
A jornalista e escritora Marleth Silva é uma das colunistas presentes na equipe da Pinó, com um espaço voltado a crônicas e ensaios sobre estilo de vida na cidade de modo descontraído e inspirador. Nascida no interior do Paraná, mas residente em Curitiba, Marleth reforça a importância do compromisso com as notícias da cidade.
“Todo projeto jornalístico focado na realidade local deve ser comemorado. A cidade é onde começam as alegrias e os problemas do cidadão. Por isso, a Pinó é bem-vinda com seu mix de pautas e colunistas que vão nos aproximar de Curitiba e de coisas boas que são feitas aqui. É como cronista da cidade que pretendo entrar em campo e me divertir junto com os leitores.”
Reinaldo Bessa
Colunista social desde 1998, o jornalista e apresentador Reinaldo Bessa assina uma das colunas da Pinó com o objetivo de apresentar perfis de pessoas conhecidas e anônimas que tenham uma história interessante para compartilhar com a cidade.
Bessa atuou em diversos veículos de comunicação do Paraná e atualmente é editor do portal www.reinaldobessa.com.br
“A Pinó mostra que a Gazeta do Povo segue fiel ao seu papel de principal veículo de comunicação do Paraná, seja no meio digital, seja no meio impresso. A revista certamente preencherá uma lacuna no jornalismo de entretenimento”, destaca o jornalista.
Instituto Jaime Lerner
Uma coluna escrita em várias mãos, pelos profissionais de arquitetura do Instituto Jaime Lerner, pretende pensar soluções inovadoras no planejamento urbano da cidade, com base na expertise dos 20 anos de atuação nacional e internacional do instituto, e também com entrevistas com profissionais que fizeram parte da construção da cidade.
“O sentimento é de muita alegria, estamos animados em poder ter um espaço para discutir questões de urbanismo, falar sobre Curitiba, trazer os profissionais que construíram a cidade que a gente conhece hoje, e discutir soluções para o futuro”, ressalta um dos arquitetos do Instituto Jaime Lerner, Felipe Guerra.
A coluna traz exemplos de sucesso desenvolvidos no mundo e soluções que poderiam ser aplicadas em Curitiba visando ao futuro, com a proposta de aproximar os leitores das discussões de planejamento da cidade de uma forma acessível. “É muito raro encontrarmos uma plataforma que ofereça e que entenda a importância de se discutir a cidade como um todo”, completa.
Um contador de histórias, como prefere ser conhecido, Dante Mendonça é um dos nomes que assina crônicas da cidade na Pinó. O escritor, cartunista e jornalista, nos seus mais de 40 anos de atuação na imprensa, passou por diversos jornais paranaenses desde a década de 1970. Nessa nova fase como colunista, destaca a importância da adaptação do jornalismo às demandas do público.
“Assim como os seus jornalistas, um jornal não pode parar de se reinventar. O desafio da Gazeta do Povo é o meu desafio: minha melhor crônica sempre será a próxima”, ressalta Mendonça. Não à toa, na selva urbana, o cronista se vê como um caçador de histórias.
Mariah Luz
Com o compromisso de aproximar a cidade de Curitiba dos leitores, a nova colunista do jornal é Mariah Luz, criadora do perfil no Instagram @oquefazercuritiba, um guia local que reúne dicas e informações para os curitibanos mergulharem na cidade e terem novas experiências de lazer, entretenimento, gastronomia, serviços e eventos na capital.
“A ideia é trazer uma nova forma de ver Curitiba, algumas dicas e insights do que podemos redescobrir por aqui”, explica Mariah sobre a proposta da coluna.
Amante do vinho e um dos nomes mais referenciados do país na crítica da bebida, Guilherme Rodrigues assina para a Pinó a coluna “Notas Báquicas” – nome que referencia Baco, deus do vinho na tradição romana. Como enófilo, Guilherme traz o melhor da degustação de vinhos, seleção de rótulos e harmonizações para os leitores.
“O Bom Gourmet é, de longe, a maior referência gastronômica, de vinhos e restaurantes. Um grande e reconhecido sucesso. Virá em formato novo, uma evolução para crescer e melhorar ainda mais. Um grande desafio apresentar ainda melhor a coluna com foco na arte de bem beber, escolher e de saber aproveitar os vinhos.”
Buscando a vida extraordinária de pessoas e lugares comuns, o jornalista e professor universitário José Carlos Fernandes é um dos cronistas que também compõe a equipe de colunistas da Pinó. O escritor segue sua proposta, iniciada em 2008, na Gazeta do Povo, de publicar crônicas urbanas e perfis de pessoas que imprimem sua voz no cotidiano da capital e do estado, reforçando a tradição do jornal em valorizar a cidade de Curitiba e os personagens que a constroem.
“O jornalismo tem de lidar com tantas mudanças – tecnológicas e nas práticas de leitura do público – mas um aspecto é tradição no meio de tudo isso: a excelência da Gazeta na cobertura local. Em seus mais de cem anos de circulação, o jornal não só registrou a vida de Curitiba como influenciou na construção dessa cidade tão incrível. A revista Pinó dá continuidade ao que a Gazeta faz de melhor – seguir, cobrir e festejar cada passo dessa grande comunidade chamada Curitiba”, afirma o jornalista.
José Carlos, em conjunto com Márcio Renato dos Santos, é autor de Todo dia nunca é igual, lançado em memória aos 90 anos de circulação da Gazeta do Povo em 2010.