Curtas

Confira novidades e tendências inspiradoras de Curitiba

Equipe Pinó
12/04/2021 12:41
Thumbnail

Prédios de Curitiba

Quem se interessa por arquitetura está sempre de olho na riqueza dos prédios de Curitiba. Na miscelânea de estilos, é possível achar vestígios das origens e da identidade da nossa cidade. É essa paixão que motiva o projeto @prediosdecuritiba, que reúne mais de 10 mil seguidores no Instagram e já fotografou centenas de construções pela cidade.
Todo esse trabalho deu origem ao livro “Prédios de Curitiba”, sucesso de vendas que será relançado este ano, a partir de um projeto no Catarse. A edição de reimpressão terá uma nova capa, que será escolhida a partir da interação com os seguidores do Instagram, além de textos atualizados e um prédio surpresa, totalizando 41 edifícios selecionados. O projeto já está rolando no Catarse: para ter acesso ao link e a mais informações, é só curtir o @prediosdecuritiba no Instagram!

Pet pela internet

Se você tem pensado em adotar um bichinho (de forma responsável, é claro), temos uma novidade. O site da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba agora traz uma função que permite ver a foto e a descrição de animais resgatados disponíveis para adoção! Além de conhecer os animais, é possível agendar a visita e os demais trâmites do processo.
É mais ou menos como um “Tinder” versão pet: vai que você encontra o novo au-mor da sua vida pela internet? Outra função recém-inaugurada no site é a possibilidade de anunciar animais encontrados e perdidos na cidade, facilitando que eles sejam localizados por seus tutores. Acesse o site pelo protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br e divulgue essa iniciativa tão bacana!

A bruxa ta on

Por conta das medidas de contenção à pandemia do coronavírus, o Bosque do Alemão suspendeu suas atividades. E as famosas bruxas da Casa Encantada, que alegravam a criançada com a contação de histórias, precisaram se adaptar.
A magia agora acontece na internet, pela página da Secretaria Municipal da Educação no Facebook. Para participar, basta acessar a página pelo facebook.com/smecuritiba. Os encontros acontecem toda segunda-feira, às 15h.

Bienal On-line

Exposição “Pangrafias”, com curadoria de Adolfo<br>Montejo Navas, apresentada na 14ª Bienal<br>Internacional de Arte<br>Contemporânea de<br>Curitiba em 2019.
Exposição “Pangrafias”, com curadoria de Adolfo<br>Montejo Navas, apresentada na 14ª Bienal<br>Internacional de Arte<br>Contemporânea de<br>Curitiba em 2019.
Outro evento que precisou se reinventar por conta da pandemia foi a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. Enquanto a 15ª edição, presencial, fica impedida de acontecer, a equipe do evento resolveu expandir a 14ª edição, realizada presencialmente em 2019 e 2020. Assim surgiu a Bienal On-line, que terá duração de 9 meses e está sendo realizada através das redes sociais e do site da Bienal.
Até dia 31 de dezembro será possível conferir entrevistas, palestras, exposições virtuais e outros conteúdos que debatem temas diversos, mas têm como fio condutor as relações entre arte e responsabilidade socioambiental, tecnologia e questões sociais. A programação completa você confere em bienaldecuritiba.com.br.

Curitiba lê o quê?

A plataforma digital Curitiba Lê, programa de incentivo à leitura da Fundação Cultural (FCC), foi lançada no ano passado. Nesse meio-tempo, você sabe qual foi o livro mais baixado pelos curitibanos? Nada menos do que o clássico “A Divina Comédia”, do florentino Dante Alighieri. A trilogia, que ultrapassa as 700 páginas, chegou a quase 150 downloads. Entre os títulos nacionais, o mais baixado é “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, com 53 downloads.
Para quem ainda não conhece, o Curitiba Lê pode ser acessado a partir do Curitiba App, e conta com mais de 229 títulos de obras em domínio público, além da Estante Curitibana, com 10 obras de autores locais e contemporâneos, como Helena Kolody, Cristóvão Tezza e Márcio Renato dos Santos. Todos os livros podem ser baixados no aparelho, com exceção da Estante Curitibana, cuja leitura se dá direto pela plataforma.

Curitiba e as ODS

Curitiba foi a capital brasileira melhor classificada no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A informação é do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), uma iniciativa da ONU que visa monitorar os ODS em seus países-membros. Mas isso não significa que não tenhamos uma longa jornada pela frente. No contexto geral, ou seja, levando em conta as 770 cidades brasileiras analisadas pelo projeto, ficamos em 30º lugar, com 66 pontos de 100.
Ao todo existem 17 ODSs, das quais 5 merecem mais atenção no contexto local e nacional: a erradicação da fome, saúde de qualidade, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis além de paz, justiça e instituições eficazes. Por outro lado, Curitiba já atingiu a meta da ONU para outras 5 ODSs, segundo a Prefeitura da cidade: energia limpa e acessível; indústria, inovação e infraestrutura; consumo e produção sustentáveis; ação contra a mudança global do clima e vida na água.

Mesa Solidária

A Electrolux é uma das novas integrantes do Mesa Solidária, programa municipal que distribui refeições gratuitas para a população em vulnerabilidade social. Durante um mês a empresa vai distribuir 220 refeições por dia na Praça Solidariedade, localizada no bairro Rebouças. Outro novo integrante é o tradicional Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. Uma vez por mês, o restaurante servirá refeições que contam com clássicos do seu cardápio.
Em março, a marmita foi composta de frango, polenta, risoto, além de refrigerante e brigadeiro. A participação faz parte de um projeto mais amplo da Família Madalosso chamado “Florescer”, que prevê ações solidárias em parceria com diversas instituições, como lares de idosos, a Fundação de Ação Social (FAS) e o Hospital Erastinho. O nome do projeto é uma homenagem à matriarca da família, Flora Madalosso, fundadora do restaurante.

Onde dá paquera em Curitiba?

Atenção, você que busca o amor em Curitiba! O aplicativo de paquera happn mapeou os lugares da cidade em que mais rolaram “crush” (que é quando duas pessoas que se cruzaram na rua e têm o aplicativo dão like entre si) no período pré-pandêmico. A expectativa é que eles continuem a ser palco para muito romance quando estivermos todos devidamente vacinados e livres para paquerar novamente.
No topo da lista estão lugares conhecidos por reunir bares e restaurantes, o que já oferece um ótimo insight aos pombinhos da capital: fisga-se o curitibano pela barriga. Mas também se destacam cenários de cartão postal, como o Museu Oscar Niemeyer e o Parque Barigui — que além de bonitos, também não deixam de ser ótimos espaços para um piquenique romântico. Confira a lista de locais e os principais dias da semana em que rolam os “crushes":
  • Souq - Vila Izabel (Domingo)
  • Região do Batel (Sexta e sábado)
  • Shopping Hauer (A partir de quarta)
  • Largo da Ordem (Domingo)
  • Museu Oscar Niemeyer (Domingo)
  • Mercado Sal - Portão
  • Parque Barigui (Domingo)
A informação é importante, mas faça bom uso só depois da pandemia, hein?