Reforço canino

Conheça Aysha, a nova integrante da Guarda Municipal de Curitiba

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Hugo Batista
20/07/2021 08:18
Thumbnail

Os cães da Guarda Municipal auxiliam as equipes na prevenção ao uso de drogas. E agora, Aisha está sendo treinada para reforçar o grupo canino. | Reprodução

Aos 4 meses de idade, a border collie Aysha é energia pura! Adora brincar com seus toys e é apaixonada por crianças. E como todo bom cachorro, ela ama quando ganha petiscos e outros mimos. Mas a nova integrante da Guarda Municipal de Curitiba tem uma missão pela frente: em breve, vai fazer parte do reforço canino de prevenção ao uso de drogas em escolas da capital. O treinamento ainda está no começo, mas ela vem roubando os corações de muita gente nas redes sociais. Conheça a sua história:

Reforço em quatro patas

Aysha nasceu no dia 23 de março deste ano e foi doada pela educadora física Melissa Kozeta para a Guarda Municipal de Curitiba no aniversário de 35 anos da corporação, no dia 16 de julho. A cadelinha veio para reforçar o trabalho educativo da GM no Grupo de Operações com Cães. Atualmente, a equipe canina conta com 12 integrantes, entre eles rottweilers, labradores e pastores belgas malinois.
O trabalho dos cães do grupo vai desde a atuação na área operacional, como a detecção de entorpecentes, de armas e pessoas, até o controle em manifestações violentas. Por enquanto, Aysha está no início de seu treinamento e ainda falta um tempo para que esteja pronta para os serviços que irá prestar.
Segundo seu treinador, Aysha tem muita energia e não gosta de ficar sem atividades.
Segundo seu treinador, Aysha tem muita energia e não gosta de ficar sem atividades.
"No momento, estão sendo feitos alguns trabalhos de ambientação e socialização. É a idade de jogos e brincadeiras também. Depois, vamos iniciar o processo de obediência básica e avançada e a dinâmica de faro de entorpecentes. O trabalho dela é constante, mas ela vai estar preparada em aproximadamente um ano e meio ou dois anos", conta Carlos Oliveira, chefe do canil da Guarda.
Futuramente, Aysha irá trabalhar na área social, com a prevenção ao uso de drogas em escolas de Curitiba. Além disso, ela vai atuar como show dog, realizando apresentações e brincadeiras para a diversão de crianças e adultos em eventos da GM.
Enquanto os treinamentos da Aysha não terminam, a gente torce para que os vídeos e fotos das suas fofurices continuem sendo postados!