Literatura

Conheça três clubes de leitura gratuitos e online para participar

Monique Portela, especial para a Pinó
15/06/2021 12:29
Thumbnail
Você sente que a pandemia afetou a sua relação com a leitura? Comparando o mês de março de 2021 com o mesmo período do ano passado, foi registrado um aumento de 38,8% no volume de vendas de livros, de acordo com o Painel do Varejo de Livros no Brasil. Agora, se você não faz parte do grupo de pessoas que se reconectaram com a leitura, mas gostaria de começar, temos uma dica. Os clubes de leitura podem ser uma ótima iniciativa!
Os clubes trazem a leitura compartilhada como proposta. Assim, com curadoria de obras feita por mediadores ou pelo próprio grupo, a leitura é realizada no ritmo de cada um, durante um mês. Depois, um encontro virtual ao vivo promove debates sobre o enredo e as experiências de leitura. Dessa forma, os clubes de leitura servem de incentivo para que você engate em uma nova aventura, aumente seu repertório, bem como faça novas amizades. Tudo isso dedicando poucas horas da sua semana para uma atividade prazerosa e relaxante.
Se animou? Confira abaixo três clubes de leitura gratuitos e online para participar:

Leia Mulheres Curitiba

Desde 2015, o grupo Leia Mulheres se reúne no último sábado de cada mês. Mas com a pandemia, os encontros, que antes eram realizados no Paço da Liberdade, agora são feitos de forma online. A proposta é debater obras, como sugere o nome, de autoria feminina. A curadoria tem como critério a diversidade de vozes. São lidas autoras de diferentes etnias, países e situações socioculturais, incentivando os participantes a expandir seus horizontes. Os encontros são mediados por Emanuela Siqueira, que é escritora, tradutora e pesquisadora na Universidade Federal do Paraná.
Para mais informações e também para se inscrever, siga o Instagram @leiamulherescwb.

Curitiba Lê

O Curitiba Lê é um programa da Fundação Cultural de Curitiba. Mensalmente, são promovidos ciclos de leituras compartilhadas. Isto é, você não precisa ter lido a obra para participar: a leitura é feita no próprio encontro. Como os encontros são promovidos por diversas casas da leitura da cidade, existem várias edições por mês. Em 15 de junho, por exemplo, às 15h, haverá uma roda de leitura do conto  “Apenas o fim do mundo novamente”, do autor inglês Neil Gaiman. Clique aqui para se inscrever.
Para acompanhar as novas datas e se inscrever, fique ligado no Facebook da Fundação Cultural.

Telas Literárias

Promovido pelo Goethe-Institut, o Telas Literárias é um clube de leitura que debate obras alemãs que tenham tradução para o português. A cada mês, um novo convidado assume a mediação do encontro, que acontece pela plataforma Zoom. O livro do mês é anunciado com antecedência, para que haja tempo de os participantes realizarem a leitura, bem como um cupom de desconto para a aquisição do livro, caso deseje. O encontro de junho acontecerá no dia 17, às 19h30. A obra escolhida é “Nosso amor de trincheira nosso trânsito de fronteira” (Editora Moinhos, 2019), uma antologia da poeta alemã Uljana Wolf.
Para mais informações e para fazer sua inscrição, acesse o site do Goethe.