Jeito Animal

Raphael Schmidt

Creche para cachorros, quer entender como funciona?

Raphael Schmidt
23/07/2021 10:00
Thumbnail
A creche ou daycare para cachorros têm se popularizado nos últimos anos, pois beneficia os cães e auxilia os tutores. Eles encontram nesse tipo de serviço uma maneira de melhorar a qualidade de vida dos pets dentro de uma rotina corrida.
Os benefícios são mútuos para as famílias multiespécie. Para os tutores, a grande vantagem é que os cachorros são estimulados física e cognitivamente. Portanto, costumam ficar mais tranquilos e até melhorar questões de comportamento que podem ocorrer por estresse e ansiedade – muito comuns em animais que passam muitas horas sozinhos.
Para os cães, a melhor parte é que as creches ajudam a suprir necessidades essenciais, compreendendo os aspectos mentais, físicos e sociais. Além de propiciar que eles exerçam alguns comportamentos naturais da espécie.
E quais seriam esses comportamentos naturais? Acertou quem disse: correr, caçar, buscar, cavar, destruir, nadar, pular, se esconder, brincar, forragear, explorar, cheirar, socializar, entre outros.
Alguns destes comportamentos conseguimos incluir no nosso dia a dia, em passeios ou até mesmo em casa com enriquecimento ambiental – tema da nossa próxima coluna aqui na Revista Pinó. Mas como muitos tutores não têm tanto tempo disponível, as creches costumam ser uma ótima alternativa.

Todo cão pode frequentar?

Tenha em mente que nem todo cachorro tem a indicação de frequentar uma creche, já que alguns não se sentem bem no local, seja por problemas como ansiedade de separação ou agressividade ou, ainda, por não terem tido uma boa socialização com cães ou pessoas.
Uma dica importante: evite creches que não fazem avaliação comportamental antes de colocar seu pet com os demais. Essa avaliação é um processo de triagem indispensável porque identifica quais comportamentos o cão apresenta longe do tutor, no espaço da avaliação, em contato com os monitores. Também quando têm brinquedos e uma possível disputa de recursos e, principalmente, como se relaciona com os outros animais. É comum você também precisar responder algumas perguntas sobre o histórico do animal.
A adaptação deve ser feita de forma gradativa e supervisionada e a quantidade de dias da semana que o cão irá frequentar a creche depende muito do perfil dele – o mais comum é que o período seja de dois ou três dias na semana. E vou ser bem sincero: tem creche que não é nada legal! É importante pesquisar para escolher uma com boa infraestrutura, segurança, conhecimento técnico e rotina adequados.
A creche não pode ser só um espaço grande com vários cães. Se não tiver o empenho da equipe em trazer possibilidades de atividades, estímulos e conhecimento técnico, é só um quintal cheio de animais. Não traz grandes benefícios e pode, inclusive, ser estressante e ser ambiente de brigas.
Em caso de seu AUmigão não ser considerado apto, não fique chateado, está aí a oportunidade de entender melhor sobre a saúde comportamental de seu companheiro. Procure ajuda profissional de um educador pet e ele irá preparar o seu cão para que possa frequentar o espaço.
Boas creches deixam o “cão ser cão”. Também têm atividades que ajudam a gastar aquela energia acumulada. Com uma rotina divertida e estimulante, seu cão vai ser mais equilibrado e alegre.
Raphael Schmidt é educador pet.
Raphael Schmidt é educador pet.