Crianças

Dia dos Chimpanzés com educação ambiental no Zoológico de Curitiba

Equipe Pinó
13/07/2022 20:44
Thumbnail

Educação ambiental e diversão estão na programação do Zoológico de Curitiba. | Pedro Ribas/SMCS/Divulgação

Bob e Pipo são os chimpanzés que vivem no Zoológico de Curitiba e eles podem ser a companhia de férias das crianças que visitarem o espaço de lazer e conservação no Alto Boqueirão. E há um motivo especial para isso: o World Chimpanzee Day (dia do chimpanzé, em 14 de julho). A data se propõe a alertar mundialmente para a extinção da espécie originária do continente africano.
O público que frequentar o Zoo nos próximos dias poderá participar de atividades de educação ambiental, conhecendo mais sobre a espécie e a importância da preservação.
Além das atividades de educação ambiental, o local será ponto de recolhimento de aparelhos de telefone celular antigos e sem uso ao longo do mês, para ajudar na conservação dos animais. “Os primatas têm seus habitats destruídos pela exploração de metais usados na fabricação dos equipamentos”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo. Os aparelhos coletados serão destinados às Associações do Ecocidadão.

Programação

As atividades com o público vão acontecer às terças-feiras pela manhã e às quintas e sextas à tarde. O Zoo funciona de terça a domingo, das 10 às 16 horas e tem entrada gratuita, sem a necessidade de agendamento para a visitação.
Na programação, vai ser possível saber mais sobre o Bob e como ele chegou a Curitiba, além de mais informações sobre os animais. Nativos da África, eles têm habilidades para desenvolver ferramentas com gravetos e pedras para quebrar sementes e frutos para alimentação e defesa.
Estão ameaçados de extinção e a população se encontra em decréscimo acentuado. Hoje, há menos de 300 mil indivíduos em vida livre, segundo as estimativas.
Passear e aprender mais sobre chimpanzés no Zoológico de Curitiba. Foto: SMCS / Divulgação
Passear e aprender mais sobre chimpanzés no Zoológico de Curitiba. Foto: SMCS / Divulgação

Os chimpanzés curitibanos

Bob chegou ao Zoo em 2008 e, com base em seu histórico, estima-se que tenha 59 anos. Ele viveu em um circo por muito tempo, até ser resgatado e levado, inicialmente, ao Zoológico de Pomerode (SC). Em Curitiba ele tem um recinto confortável, com alimentação balanceada, cuidados para conforto térmico e bem-estar.
Pipo tem 47 anos, morava em um sítio na Ilha de Guaratiba (RJ) antes de ser doado ao Rio Zoo no ano de 1981. Ele chegou a Curitiba no final de 2019, quando começaram as ações de adaptação do animal e também da convivência entre os dois chimpanzés.
A aproximação dos animais foi uma ação integrada entre os Zoos do Rio e de Curitiba em busca de melhorar as condições de bem-estar dos dois indivíduos.