Crianças

Oficinas culturais são opções para as férias de julho em Curitiba

Equipe Pinó
01/07/2022 15:13
Thumbnail

Caixa Cultural oferece oficinas gratuitas para crianças durante as férias de julho. Foto: Bigstock.

Atividades gratuitas durante o mês de julho é tudo o que os pais querem ouvir para garantir atividades para os filhos sem gastar muito.
A Caixa Cultural abriu boas opções com foco em recreação e diversão. Os participantes poderão explorar diversas técnicas artísticas como bordado, escultura, pintura e estamparia.
Nos dias 16 e 17 de julho, será realizada a oficina Móbiles Sustentáveis, utilizando materiais recicláveis. O público conhecerá vários artistas e diversos processos criativos.
Já na atividade Pequenos Escultores, as crianças poderão realizar esculturas com papel alumínio e outros materiais reutilizáveis, desenvolvendo o olhar crítico e a sensibilidade. A equipe de educadores irá abordar as características da tridimensionalidade como altura, comprimento e largura. A oficina acontece presencialmente nos dias 19 e 20 de julho.
O encontro cultural Estudo de Cores - Círculo Cromático, voltado para educadores e interessados no tema, propõe fomentar o senso artístico por meio das combinações das cores e suas implicações nas artes e, também, no cotidiano como, por exemplo, na combinação de roupas, na harmonia das cores da casa, na decoração e na maquiagem. Serão duas turmas, no modo on-line, nos dias 20 e 21 de julho.
Em 23 e 24 de julho, a oficina Brinquedos Artesanais se destina a criar brinquedos com materiais simples, como tampinhas, papelão, pedrinhas, pedaços de madeira e linhas. Serão produzidos bonecos, instrumentos musicais, carrinhos, dentre outras possibilidades de objetos lúdicos.
Nos dias 26 e 27, acontece o ateliê virtual Caixa Transfer de Giz de Cera para Estamparia, que irá ensinar aos participantes uma técnica de criação das próprias estampas utilizando recursos acessíveis.
A oficina teórico-prática Bordado Livre para Iniciantes sugere possibilidades variadas de criação a partir dessa técnica, propondo campos de experimentação para participantes de todas as idades, de maneira livre, valorizando a expressão pessoal dentro da linguagem tradicional do bordado.O público terá a opção de fazer a oficina presencialmente nos dias 27 e 28 de julho.
Para finalizar o mês, a atividade Técnicas do Acervo: Pintura Acrílica vai propor uma mediação e um estudo sobre esta técnica de pintura utilizando como referência obras brasileiras de pinturas presentes no acervo da instituição.

Serviço