Arte urbana

Curitiba ganha um dos maiores painéis de grafite do mundo

Equipe Pinó, com colaboração de Thaís Cunha
26/01/2022 19:44
Thumbnail

O painel de grafite mede 41 metros de altura e 68 metros de largura. | Divulgação

Curitiba ganhou o que pode ser o maior painel de grafite do mundo. A obra levou 42 dias para ficar pronta e tem mais de 2.500m². Assinada pelos artistas visuais Renê Muniz e Thiago Pessoa, o painel foi pintado em um prédio do bairro Bigorrilho e é um dos maiores do tipo no país.
O projeto idealizado pela Incorporadora GT Building usou mais de 500 litros de tinta e contou com o auxílio de outras duas pessoas, além dos artistas. Com 41 metros de altura e 68 metros de largura, o primeiro desafio na execução do painel foi ampliar a arte original. O painel de grafite gigantesco ocupa a face de um prédio e se destaca entre a paisagem urbana.
Os artistas utilizaram um projetor para auxiliar na ampliação da imagem.
Os artistas utilizaram um projetor para auxiliar na ampliação da imagem.
A obra foi inscrita no Guinnes World Records e deve concorrer na categoria Maior Grafite do Mundo. O atual detentor do título também é brasileiro, o painel “Etnias”, do artista Kobra, fica no Rio de Janeiro e tem pouco mais de 2.600m². Ainda que não alcance o título, o painel de Curitiba é um dos maiores do país e vai encher a vista dos futuros moradores do Casa Milano, novo empreendimento residencial ao lado da obra.