Teatro Guaíra

Exposição Caminhos do Encantamento transforma lixo em figurinos de contos de fada

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Batista
01/07/2021 16:59
Thumbnail

O multiartista Gustavo Krelling recria figurinos de personagens de contos infantis com garrafas pet, papéis de bala, rolos de papel higiênico e muito mais. | Divulgação

Resíduos descartáveis que virariam lixo ganharam novo destino nas mãos do figurinista e artista visual curitibano Gustavo Krelling: viraram figurinos de contos de fada. Agora, toda imaginação e criatividade serão exibidas na exposição "Caminhos do Encantamento", no Teatro Guaíra. A mostra ficará em cartaz de 1º a 30 de julho e pode ser vista em passeios a pé, bem como de carro em frente ao teatro, a qualquer momento do dia.
Em suas peças, Krelling recria figurinos a partir de mangueiras de jardim, sacos de lixo, embalagens de alimentos, sobras de tecidos e garrafas pet. Como resultado, surgem roupas de personagens de contos infantis, como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria.
"Em minha proposta flerto sempre com as artes visuais, principalmente a performance.  Nesse sentido, essas questões propõem ao espectador reflexões sobre o que está vendo em cena: materiais inusitados, texturas e novas possibilidades. Acredito que dessa maneira ampliamos a discussão do espetáculo em seu aspecto visual", afirma o artista.
Gustavo Krelling foi eleito um dos 10 melhores novos figurinistas do Brasil pelo Núcleo de Traje de Cena da Universidade de São Paulo (USP) e pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.
Gustavo Krelling foi eleito um dos 10 melhores novos figurinistas do Brasil pelo Núcleo de Traje de Cena da Universidade de São Paulo (USP) e pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.

Era uma vez… Eram duas, eram três

A mostra Caminhos do Encantamento é o pontapé inicial do Festival de Teatro Infantil "Era uma vez… Eram duas, eram três". O festival trará versões online de produções com leituras contemporâneas dos clássicos João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, bem como João Pé de Feijão.
Os espetáculos começam a partir do dia 10 de julho. As peças serão apresentadas no palco do Teatro Bom Jesus, com transmissão ao vivo em todas as plataformas da Associação dos Amigos do HC e da Montenegro Produções, organizadora do evento.
Com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, toda a renda do festival será revertida para as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Dedica e pela ala Pediátrica do HC. Os ingressos estão à venda através da plataforma Hotmart.
Serviço:
Exposição 'Caminhos do Encantamento'
Teatro Guaíra
Início: 10 de julho
Evento gratuito