Pacientes do HC

Exposição fotográfica propõe reflexão sobre doenças de pele em crianças

Equipe Pinó
14/10/2021 10:40
Thumbnail

A mostra fica em cartaz até 31 de outubro no Piso L4 do Shopping Mueller. | Divulgação/Assessoria de Imprensa

Diante do preconceito e desinformação que cerca o tema doenças de pele em crianças, o Serviço de Dermatologia Pediátrica do Hospital de Clínicas da UFPR resolveu chamar a atenção para o assunto neste mês das crianças por meio da exposição "Criança à flor da pele", em cartaz na praça de eventos do Shopping Mueller (piso L4) até o dia 31.
A iniciativa é da Sociedade Paranaense de Pediatria em parceria com o Serviço do HC, que desde 1978 atende crianças e adolescentes com problemas de pele pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A visitação é gratuita, e ocorre no horário de funcionamento do shopping.
Nesta quinta-feira (14), às 19h, a exposição recebe as pediatras Kerstin Taniguchi Abagge e Renata Robl Imoto, além de mães de crianças que foram fotografadas, para um bate-papo. A mediação será do jornalista Reinaldo Bessa.
Estão expostas dez fotografias retratadas voluntariamente pelo fotógrafo Nuno Paap. Nove delas são de crianças atendidas pelo serviço, e a outra é do jovem Kauan, que agora é ex-paciente. Hoje com 22 anos, ele nasceu com uma doença chamada síndrome de Stiff Skin, que altera a membrana que cobra os músculos e causa o endurecimento progressivo da pele.

Doações

Além das imagens, a exposição conta com um QR code que dá acesso aos visitantes a informações sobre os principais problemas de pele, e esclarece que são problemas congênitos ou adquiridos, mas não contagiosos (um dos tabus que costuma rondar o tema). No piso em que a exposição está instalada, também é possível entregar doações de cremes hidratantes usados pelas crianças em tratamentos. A instituição também está comercializando produtos de sua linha social para angariar fundos.

Serviço

Exposição À flor da pele
Shopping Mueller - Piso L4. (Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico).
De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos, das 14h às 20h.
Entrada franca.
Até 31 de outubro.