Arte curitibana

Exposição “Inconsciente Inesgotável”, da artista curitibana Guita Soifer, traz gravuras, esculturas e antirretratos

Equipe Pinó
15/09/2021 17:27
Thumbnail

exposição “Inconsciente Inesgotável” reúne gravuras, pinturas, esculturas e antirretratos e fica em cartaz até dezembro deste ano. A visitação tem entrada gratuita.

Até o dia 31 de dezembro, é possível conferir a exposição "Inconsciente Inesgotável”, da artista curitibana Guita Soifer. A mostra fica no Espaço Cultural do Instituto de Neurologia de Curitiba, no Pátio Batel, e propõe uma reflexão sobre o processo criativo da mente. A visitação é gratuita.

Entre esculturas e antirretratos

A mostra é dividida em três vertentes diferentes de trabalhos da artista: gravuras, esculturas e antirretratos. Primeiramente, estão reunidos os trabalhos de 1980 a 1990, com experimentação de técnicas clássicas. Segundo o curador da exposição, Jefherson Maiczak, as criações da artista são um organismo vivo. “A cada nova impressão, ela cria uma versão a partir de modificações que tornam cada obra única”, comenta.
Em seguida, a mostra traz suas esculturas em resina. Assim, esse trabalho reúne peças feitas à mão pela artista, com formas abstratas e uma visão de reconstrução dos objetos a partir da prévia destruição. Por fim, os antirretratos, fotografias impressas em tecidos tiradas pela própria artista, de costas. Aqui, ela faz uma reflexão sobre a era da exposição e dos selfies.

Sobre a artista

Guita Soifer possui uma ampla e diversificada trajetória, transitando entre gravura, desenho, pintura, fotografia, vídeo-arte e instalação. Ela desenhava desde menina e, então, em 1979. passou a se dedicar profissionalmente às artes visuais.
Suas obras estão presentes no Museu Oscar Niemeyer (MON) e no Museu de Arte de São Paulo (Masp), além do Centro de Cultura Patrícia Galvão, Museu do Estado de Pernambuco, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, bem como na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Serviço:
Exposição Inconsciente Inesgotável, de Guita Soifer
Espaço Cultural INC - Hospital INC Filial Pátio Batel 
Shopping Pátio Batel, piso S1
De 8 de setembro a 31 de dezembro
Entrada gratuita