Exposição

Memorial de Curitiba traz gravuras de Debret em celebração aos 200 anos de independência do Brasil

Equipe Pinó
22/09/2021 16:30
Thumbnail

Jean-Baptiste Debret integrou a Missão Francesa que veio ao Brasil no século 19 e viveu no país por 15 anos, fazendo registros do cotidiano da época. | Pedro Ribas/SMCS

Em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba abrem ao público nesta quarta-feira (22) a exposição “Debret 1822 — Independência do Brasil'', no Memorial de Curitiba. O artista integrou a missão francesa que veio ao Brasil em 1816 e teve grande importância no ensino das artes, obras arquitetônicas e registro de imagens. A exposição no Memorial permanece até o próximo ano e a entrada é gratuita.

Cotidiano brasileiro do século 19

A exposição “Debret 1822” traz um conjunto de reproduções fotográficas feitas a partir do álbum original do artista intitulado “Voyage Pittoresque et Historique au Brésil” (Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil). A obra é uma narrativa iconográfica do cotidiano brasileiro da época.
Jean-Baptiste Debret (1768-1848) ficou no Brasil durante 15 anos e fez vários retratos do cotidiano do século 19. Entre eles, imagens da família real, de eventos históricos da corte, bem como do cotidiano carioca e de diversas regiões do país. Além disso, ele foi o responsável pela formação dos primeiros artistas da Academia Imperial de Belas Artes.
"Viagem Pitoresca" consagrou o artista, mas principalmente se tornou um clássico sobre o Brasil das primeiras décadas do século 19.
"Viagem Pitoresca" consagrou o artista, mas principalmente se tornou um clássico sobre o Brasil das primeiras décadas do século 19.
Ainda, atribui-se ao pintor a primeira imagem de Curitiba, uma pintura panorâmica feita em 1827, quando a cidade ainda era Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
"Viagem Pitoresca" foi dividida em três volumes e em seguida publicada na França entre 1834 e 1839. O álbum reúne 220 gravuras e a exposição no Memorial ocupa dois andares do local. Por fim, vale destacar que as gravuras são acompanhadas de textos explicativos do contexto histórico da época, dos objetivos da Missão Francesa e demais missões científicas que aportaram no Brasil.
Serviço:
“Debret 1822 – Independência do Brasil”
Memorial de Curitiba – 1º e 2º andar – R. Claudino dos Santos, 79
De setembro de 2021 a setembro de 2022
De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, sábados domingos e feriados, das 9h às 15h
Entrada gratuita