Street of Styles

Festival de Graffiti: evento reúne grafiteiros para intervenção artística em Curitiba

Equipe Pinó
17/07/2021 11:00
Thumbnail

8º Festival de Graffiti Street of Styles reunirá 21 artistas de todo o país para transformar as paredes de uma pista de skate indoor em Curitiba. | Gazeta do Povo

Curitiba será sede do mais importante evento de grafite realizado no Brasil e um dos três maiores do mundo. O 8º Festival de Graffiti Street of Styles acontece nos dias 17 e 18 de julho e vai transformar as paredes do Curitiba Skate Park em uma verdadeira galeria de arte.
Localizado no centro de Curitiba, o local será o mural para 21 artistas de todas as regiões do Brasil representarem seus próprios estilos. Neste ano, o evento foi adaptado para não promover aglomerações em razão da pandemia e terá transmissão ao vivo através do Instagram do festival – com visitação aberta no local a partir do dia 19 de julho.

Street of Styles

Em primeiro lugar, o festival busca a representação artística de cenas urbanas, mas nesta edição, o skate será o tema principal. Assim, uma área de mais de 300 metros quadrados do Curitiba Skate Park foi reservada para que artistas de todo canto do país realizem suas obras.
Além disso, uma mostra com formatos de skates customizados e pinturas exclusivas será realizada em paralelo. A ideia é promover a união do estilo de vida do skate com a arte contemporânea.
Dos 21 artistas convidados, nove são do Paraná. Um deles é o grafiteiro Isaac Souza de Jesus (@isaacsouzadejesus3) que procura retratar as questões sociais, como moradia e trabalho, em suas obras. Ao mesmo tempo, o artista enxerga o grafite como ferramenta de empoderamento e liberdade.
Outro artista paranaense com presença confirmada é Eduardo Melo (@artestenciva_). Com uma pegada artística que brinca com o zoomorfismo e formas geométricas, suas produções já ganharam países como Alemanha, Itália e Austrália. Por outro lado, o grafiteiro Carão (@caraocapstyle), com mais de 20 anos de carreira, traz a ancestralidade e força política de personagens negros em suas criações, que já se espalharam pela América Latina e Europa.

Grafismo com segurança

Devido à pandemia de Covid-19, o funcionamento do festival será um pouco diferente. As intervenções artísticas não serão um evento aberto ao público. Nessa etapa, somente os artistas convidados irão participar para que os protocolos de segurança sejam seguidos.
O resultado das criações será apresentado ao público em visitas, que terão vagas limitadas através de agendamento online. Além disso, será possível conferir as obras em um vídeo documentário produzido, com entrevistas dos artistas, curadoria, bem como o processo criativo de cada um. A partir do dia 19 de julho, as transmissões ao vivo das intervenções poderão ser acompanhadas através do instagram @street_of_styles.
Serviço:
8º Festival de Graffiti Street of Styles
Travessa da Lapa, 231 – Centro, Curitiba (PR)
17 e 18 de julho
Vagas limitadas. Evento gratuito. 
www.sympla.com.br