Do tradicional ao digital

Festival de Inverno da UFPR acontece de formal virtual pelo segundo ano; veja programação

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Hugo Batista
21/08/2021 11:15
Thumbnail

Em sua 31ª edição, o Festival de Inverno da UFPR trará apresentações artísticas, minicursos e reflexões contemporâneas. Tudo em formato virtual. Confira a programação na Pinó! | Gazeta do Povo

Entre os dias 21 e 25 de agosto, acontece a 31º edição do Festival de Inverno da UFPR. Essa é a segunda edição em formato virtual, em razão do cenário pandêmico. Mais uma vez, o festival promove um espaço alternativo de aprendizagem, práticas, reflexões e apresentações artístico-culturais. Assim, o evento conta com shows musicais, exposições artísticas, apresentações de teatro, bem como minicursos. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público, bem como de livre classificação em relação à idade.
O objetivo central desta edição é abordar o patrimônio natural e cultural do litoral paranaense, além de conectar os conhecimentos tradicionais com os recursos digitais. Dessa forma, o evento foca em trazer provocações de como preservar a história local, os costumes e as manifestações culturais de forma sustentável.

Abertura do Festival de Inverno

No sábado (21), a abertura do Festival de Inverno da UFPR será apresentado do Armazém Macedo, espaço recém-restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Irão participar da cerimônia os músicos dos grupos Dona Rosa, Acústico Nanan, além das Escolas de Samba de Antonina.
No mesmo dia, acontece a exibição da peça 'A Morte de Ivan Ilitch', baseada na novela do escritor russo Leon Tolstói e encenada pelo ator Pedro Bonacin, em comemoração aos seus 20 anos de carreira. Em seguida, o evento trará mais cinco apresentações artísticas, entre orquestra, coral, teatro e bandas. Faz parte da programação também atividades formativas, como minicursos de stop motion, criação de podcasts, bem como videodança. Vale ressaltar que todas as exibições do Festival contam com acessibilidade em Libras.
Com foco no repertório da Época de Ouro da música brasileira produzida entre 1929 e 1945, a banda Outro Samba se apresenta no dia 22 às 20h.
Com foco no repertório da Época de Ouro da música brasileira produzida entre 1929 e 1945, a banda Outro Samba se apresenta no dia 22 às 20h.

Programação

Domingo (22/08)
17h – Lançamento de Podcasts produzidos pelo Coletivo de Salvaguarda do Fandango Caiçara
19h – Solo das Marés (Teatro)  - Adulto
20h – Outro Samba (Show)
Segunda (23/08)
14h – Atividades Formativas
17h – Webinário APUFPR Políticas de extensão cultural - desafios nas IPES
18h – Vídeo Mate Sul Americano – conhecendo os principais estilos
18h30 - Lançamento do livro e-book “Festival de Inverno da UFPR - 30 anos”
19h – O Farol (Teatro) - Adulto
20h – O Grande Circo Místico - Orquestra Filarmônica da UFPR convida Grupo MPB da UFPR
Terça (24/08)
14h – Atividades Formativas 
16h – Lange de Morretes – Uma viagem naturalística – Entrevista com Marcos Gernet e Carlos Eduardo Belz
17h – Webinário Antonina no Contexto da Grande Reserva Mata Atlântica – benefícios em fazer parte do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do mundo
18h – Vídeo Experimentações Artísticas Com a Folha da Erva Mate
19h – Exibição do Documentário “A Alma do Gesto” - após a exibição do filme haverá debate com os diretores.  
20h – Recital Sincronicidade - Coro/Madrigal da UFPR em parceria com a Escolinha de Arte do CEP
Quarta (25/08)
14h – Atividades Formativas
16h – O fazimento da farinha – Entrevista com Eva de Jesus e Lori Figueiredo
18h30 – Mate break - roda de mate on-line
20h – Cerimônia de Encerramento: Show de Raíssa Fayet e Banda