Arte

MON realiza exposição de arte africana com cerca de 1.700 obras

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Hugo Batista
01/09/2021 09:52
Thumbnail

A partir desta terça-feira (31), é possível conferir a exposição África, Expressões Artísticas de um Continente com aproximadamente 1700 obras doadas ao MON. | Divulgação

A partir desta terça-feira (31), é possível conferir a exposição de arte africana intitulada África, Expressões Artísticas de um Continente, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer. São aproximadamente 1.700 obras do século 20 de diversos países africanos que propõem uma visão não eurocêntrica sobre arte. A coleção ficará em exibição até o último dia do ano na sala 4 e a visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h – com entrada gratuita às quartas.

Mostra africana

O acervo que estará em exibição é um recorte da doação feita pelo casal Ivani e Jorge Yunes ao longo de mais de 50 anos. Eles são detentores de uma das maiores coleções de arte do Brasil. Agora, as obras pertencem ao MON e, consequentemente, ao Estado do Paraná.
Entre os objetos em exibição estão máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, bem como miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Elas têm sua origem nas regiões da Costa do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Gabão, Angola, República Dominicana do Congo e Moçambique.
“Com a exposição de objetos de heranças culturais tão distintas, encontramos aqui um importante ponto em comum: dentro do Museu, essas artes são elevadas a uma mesma plataforma artística, igualando a arte africana ao patamar da arte mundial”, comenta Renato Araújo da Silva, curador da exposição.
Por outro lado, de acordo com a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, a vinda da coleção representa a expansão de um olhar não eurocêntrico para a arte latino-americana, asiática e africana. "Buscamos incessantemente incrementar o acervo, pois aí está a alma de um museu, a sua essência", comenta.

Serviço:

África, Expressões Artísticas de um Continente – Sala 4 do MON
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico
A partir de 31 de agosto
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 18h