Streaming cultural

Paraná Cultura: nova plataforma de streaming do Estado dá voz para a arte e cultura locais

Equipe Pinó
28/06/2021 16:00
Thumbnail

No site será possível assistir às produções locais viabilizadas com verbas estatais.

Está no ar a Paraná Cultura, plataforma de streaming criada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura para dar vez e voz à produção cultural regional. A princípio, mais de mil vídeos de música, artes cênicas, cinema, além de livros e podcasts já estão disponíveis gratuitamente para acesso no site.
“Sempre fomos grandes incentivadores culturais da nossa terra disponibilizando recursos financeiros, e, nesta plataforma, utilizamos a tecnologia para valorizar as mais diversas produções culturais. Acreditamos que a arte muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, ressalta o presidente da Celepar, Leandro Moura.
A plataforma foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia de Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Conteúdo regional

No site será possível assistir às produções locais viabilizadas com verbas estatais.
No site será possível assistir às produções locais viabilizadas com verbas estatais.
Todo conteúdo apresentado na plataforma Paraná Cultura foi selecionado e adquirido pelo Governo do Paraná por meio de editais viabilizados com verbas da Lei Aldir Blanc, bem como do próprio Estado.
Os vídeos exibidos representam, acima de tudo, uma vasta diversidade de artistas das mais variadas áreas. Além disso, produções das companhias e espaços culturais do Estado, como peças do Balé Guaíra e apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná também podem ser acessadas por lá.
Ainda no mesmo dia de lançamento da plataforma, a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura também lançou o programa de Bolsa Qualificação. A ação vai contemplar 12 mil trabalhadoras e trabalhadores da Cultura no Estado ainda em 2021.