Cultura

Paranáflix e mais: saiba onde ver produções paranaenses de graça

Monique Portela, especial para a Pinó
18/07/2021 10:00
Thumbnail

Paranáflix, PR Cultura e #Guaíraemcasa são algumas iniciativas de streaming de produções paranaenses.

Com a pandemia, a ascensão dos streamings chegou também ao cenário local. Nos últimos dois anos, a cultura paranaense se reinventou nas redes, seja com a criação de acervos para produções audiovisuais ou adaptação de formatos, como, por exemplo, shows, espetáculos de dança e peças de teatro, para o digital.
A Pinó separou três iniciativas digitais nas quais é possível conferir produções paranaenses no conforto da sua casa. E o melhor de tudo: de graça!

Paranáflix

O Paranáflix facilita o acesso à produção audiovisual paranaense.
O Paranáflix facilita o acesso à produção audiovisual paranaense.
Criada em agosto de 2020, a Paranáflix é uma plataforma colaborativa que tem como objetivo trazer visibilidade às produções paranaenses. Qualquer pessoa pode acrescentar um filme, basta ter informações como nome, sinopse e o link com a produção em alguma plataforma, como Vimeo e YouTube, por exemplo. Isso porque o site não hospeda os filmes exibidos — ele é uma interface que compila as produções e facilita o seu acesso.
A iniciativa é da iluminadora, artista e programadora curitibana Marcela Mancino com o cineasta e professor universitário Tomás von der Osten, como desdobramento da pesquisa e atividade do Cineclube Aurora.

PR Cultura

O PR Cultura dá acesso a diversos produtos culturais, que vão de eBooks a podcasts.
O PR Cultura dá acesso a diversos produtos culturais, que vão de eBooks a podcasts.
A PR Cultura é uma iniciativa do estado lançada em junho deste ano. Na plataforma, mais de mil produções paranaenses estão disponíveis, entre performances de música, teatro, filmes, contação de história e até livros digitais e podcasts. O acesso é gratuito e está dividido em diversas categorias, como “para rir”, “para chorar” e “para crianças”, por exemplo.
Todo o conteúdo disponível na PR Cultura têm direitos autorais adquiridos pelo Governo do Paraná. São materiais produzidos pelas instituições culturais do Estado, mas também selecionadas por meio de editais viabilizados com verbas da Lei Aldir Blanc.

#Guaíraemcasa

O canal no YouTube do Teatro Guaíra agora conta uma série de espetáculos.
O canal no YouTube do Teatro Guaíra agora conta uma série de espetáculos.
Há um ano, o canal no YouTube do Teatro Guaíra ganhou vida. Chamado #Guaíraemcasa, o teatro passou a disponibilizar uma série de gravações de espetáculos, como balés, óperas e concertos realizadas ao vivo, bem como produções exclusivamentes voltadas para a internet. Isto é, produções realizadas durante o período pandêmico, que contaram com as adaptações necessárias.
É o caso de um um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, na qual os músicos tocaram a música  “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobo, isoladamente em suas respectivas casas. Depois de editada, a obra foi disponibilizada no YouTube.