Eu indico

Personalidades de Curitiba trazem indicações de livros, música e podcast

Equipe Pinó
04/02/2022 10:36
Thumbnail
Uma seleção de produtos culturais indicados por personalidades curitibanas e paranaense:

Giovana Madalosso, escritora

Indicação:
Livro “A terra inabitável”, de Wallace-wells
“Depois que li esse livro, nunca mais fui a mesma. Em 'A terra inabitável', Wallace-wells explica como o nosso futuro próximo será marcado pela catástrofe climática. As notícias não são boas, mas ainda é melhor saber do que ignorar. Especialmente agora, que as eleições de 2022 se aproximam e temos a chance de votar em uma liderança sã e consciente da importância da Amazônia e do tipping point (ponto sem volta) que a floresta está prestes a atingir.”

Eduardo Palu de Cordova, CEO da Market4u.

Indicação:
Livro “Sapiens: uma breve história da humanidade”, de Yuval Harari
“Se você ainda não leu este livro, recomendo que pare o que está fazendo e comece. Entender a nossa evolução como espécie, entender o porquê estamos onde estamos e como chegamos aqui, nos permite entender um pouco mais de quem somos e para onde vamos. Um dos livros mais importantes para a minha jornada de autoconhecimento e descoberta. A história do mundo, a história da humanidade é sobre nós como coletivo, como sociedade, e 'Sapiens' ajuda a perceber como somos fruto do avanço de toda uma trajetória humana na terra.”

Janaina Matter, atriz e cofundadora da Alfaiataria Cultural

Indicação:
Música “Piano concerto nº3 Dó menor (C Minor) Opus 37:1 Allegro con brio”, de Ludwig Van Beethoven
“Há dias em que parece que o corpo quer parar. Não me refiro aqui às boas pausas, para que algo possa ser apreendido - essas acolho com urgência e alívio. Refiro-me aqui às suspensões por teimosia ou medo ou preguiça ou raiva que insistem em nos manter debaixo de cobertores, rumores, amores. Para tais dias há um antídoto que se toma pelos ouvidos e faz apressar os batimentos cardíacos. Recomendo administrar a dose em volume alto. Para potencializar o efeito, basta lembrar que o curativo foi composto por uma pessoa surda.”

Vinícius Nisi, instrumentista e produtor musical

Indicação:
Podcast “Outras Mamas”
“O podcast 'Outras Mamas' é inspirado no livro 'Política Sexual da Carne', de Carol J. Adams, que relaciona feminismo e veganismo e encontra relações de proximidade entre a exploração animal (sobretudo de fêmeas) com o patriarcado, machismo e misoginia ainda presentes na sociedade contemporânea. Apresentado por Bárbara Miranda e Thaís Goldkorn, o podcast pode ser ouvido na plataforma Orelo.”