Cultura

Pianista prodígio Estefan Iatcekiw faz apresentações na Capela Santa Maria

Equipe Pinó
30/11/2021 14:32
Thumbnail

Com apenas 17 anos, o pianista é uma das revelações no piano brasileiro. | Leticia Akemi/Arquivo Gazeta do Povo

Nesta quarta (1) e quinta-feira (2)  o jovem pianista curitibano Estefan Iatcekiw, de 17 anos, apresenta dois concertos na Capela Santa Maria, às 20 horas. No primeiro, se junta com a pianista Olga Kiun para uma apresentação a quatro mãos. É uma homenagem a Nelson Freire, considerado um dos principais pianistas de sua geração, que faleceu no dia 1 de novembro, aos 77 anos, e deixa um legado como um dos grandes intérpretes de Beethoven, Chopin e Villa-Lobos.
O repertório em sua homenagem foi selecionado para transparecer a admiração pelo exemplo do pianista brasileiro. “São obras sérias, delicadas, muitas obras que vamos apresentar foram tocadas pelo próprio Nelson durante sua carreira”, descreve Iatcekiw.
Então, na quinta-feira (2), o concerto é uma apresentação solo em comemoração aos 18 anos de Iatcekiw. É a oportunidade de ouvir o pianista antes de seu retorno a Moscou, na Rússia, onde mora. “Será um momento memorável que poderemos comemorar juntos e nos deleitar com músicas escolhidas com muito carinho”, destaca. O repertório é composto de peças variadas, que representam seus gostos e a escola de piano russa na qual estuda. Com apenas 15 anos foi aceito no renomado Conservatório de Moscou Tchaikovsky, na classe de bacharelado em piano, tendo como orientador e professor Sergey Kuznetsov. Assim, foi um dos primeiros estudantes com esta idade a ser selecionado.

Pianista prodígio

Estefan Iatcekiw iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade. Aos 9 anos fez seu primeiro recital solo e, desde então, vem se desenvolvendo como um pianista de destaque e uma das revelações no piano brasileiro. Nesse sentido, se apresentou em grandes salas de concerto nacionais e internacionais, e atuou como solista em diversas orquestras. Até 2019, estudou com a grande mestre, pianista e professora Olga Kiun.
Dentre os principais reconhecimentos pela crítica, foi premiado com o 1º lugar no lV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists, na Alemanha, assim como o prêmio de melhor interpretação da obra de S.Rachmaninov. Em 2020, foi premiado no Concurso Internacional Cidade de Vigo na Espanha, composto por jurados de grande renome da música clássica como Martha Argerich, Nelson Freire e Pablo Galdo.
Da mesma forma, no âmbito nacional também conquistou diversas premiações, como o X e Xl Concurso Profª Edna Bassetti Habbith e o prêmio de melhor intérprete de música brasileira do compositor Villa Lobos. Ainda, venceu o Concurso Prelúdio 2017 da TV Cultura, onde foi premiado com uma bolsa de estudos de três anos no Conservatório Franz Liszt em Budapeste-Hungria.

Serviço

Estefan Iatcekiw em Concerto Duplo
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro).
Data: quarta (1) e quinta-feira (2), às 20h.
*Os ingressos são vendidos na hora do evento apenas em dinheiro. Antecipadamente, por meio de pagamento PIX no CPF 071.383.359-97, com envio do comprovante para o número (41) 98897-3774. O valor é de R$ 30 por apresentação.