Passeio e história

5 curiosidades sobre o Museu Ferroviário de Curitiba

Equipe Pinó
25/05/2022 19:34
Thumbnail
Você sabia que Curitiba abriga o único museu do Brasil dentro de um shopping center? É o Museu Ferroviário, que fica localizado no Shopping Estação, e conta com entrada gratuita.
O início do museu remonta ao dia 2 de fevereiro de 1885, às 19 horas. Ali, um trem inaugural adentrou a Estação Ferroviária recém-construída no bairro Rebouças. Agora, mais de 126 anos depois, o local abriga uma parte da história da cidade com o Museu Ferroviário e o Expresso Estação.
Com um acervo de mais de 600 peças, o espaço contribui no resgate e a preservação da memória do sistema ferroviário do Estado do Paraná. Os visitantes podem acessar ambientes como  a bilheteria, a sala de telégrafos e a plataforma de embarque.
O Expresso Estação conta com um vagão que promete, acima de tudo, uma aventura tecnológica e imersiva.<br>
O Expresso Estação conta com um vagão que promete, acima de tudo, uma aventura tecnológica e imersiva.<br>
Nesse cenário encontram-se também livros, relógios, telefones e objetos do interior das locomotivas como bagageiros, fechaduras, luminárias e máquinas de escrever. Juntos, eles recriam e transportam os visitantes para a antiga estação ferroviária de Curitiba.
A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 12h às 19h.

Confira 5 curiosidades sobre o Museu Ferroviário de Curitiba: 

1 - O Shopping Estação  possui o maior simulador de Maria Fumaça a bordo de um trem de verdade, o Expresso Estação. A experiência é tecnológica e interativa. E consiste em um vagão ambientado como um trem de época, que faz a viagem de Curitiba a Paranaguá pela Serra da Graciosa. A aventura leva os participantes para cem anos atrás, com narrativas sobre a região, riquezas da época, paisagens naturais, animais, trajeto e referências da Serra, como a ponte São João e o Pico Marumbi. A entrada é gratuita.
2 - No dia 09 de agosto de 1945, aconteceu no local o desembarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no retorno da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
3 - O Museu Ferroviário tem em seu acervo obras de importantes artistas paranaenses como Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen e João Turin.
4 - Em 1953, a Estação Ferroviária recebeu o então presidente Getúlio Vargas.
5 - Este é o único museu do Brasil instalado dentro de um shopping center.