Curtas

De wi-fi de graça à exposição no MON: confira novidades em Curitiba

Pinó
17/02/2021 16:18
Thumbnail

Wi-fi de graça

Postar aquela selfie em um ponto turístico de Curitiba ou consultar o horário do ônibus pelo celular vai ficar mais fácil. Nos próximos dois meses, a prefeitura de Curitiba criará pontos de wi-fi pela cidade que vão cobrir 254 locais com grande fluxo de pessoas, como terminais, Ruas da Cidadania, Mercado Municipal, Faróis do Saber e da Inovação, Liceus do Ofício, Centro Histórico, estabelecimentos de saúde e a área de atendimento da sede da Prefeitura, no Centro Cívico.
O usuário não pagará pelo serviço… e nem a Prefeitura! Sabe por quê? A implantação de toda a estrutura será feita pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), sem custos para a Prefeitura de Curitiba. Para ter acesso à rede, você precisa se cadastrar neste link: passaporte.ici.curitiba.org.br

Livros premiados gratuitos

A Biblioteca Pública do Paraná disponibilizou 12 obras gratuitas em versão eBook para serem baixadas no seu celular, tablet, computador ou leitor de eBook. E não é qualquer livro não: são os vencedores da primeira edição do Prêmio Biblioteca Digital, que premiou autores de todo o Brasil em quatro categorias: romance, conto, poesia e infantil.
Na lista vencedora, dois curitibanos figuram: o romance “Tapiribi — Margens Penadas”, de Rodrigo de Jesus Quintiliano, e “O Cubo Mágico”, de Guido Viaro, neto do pintor ítalo-brasileiro de quem herdou o nome.
Para baixar, é só acessar bit.ly/ ebooks_bpp

De olho no EstaR

O fim do prazo de cinco dias úteis para a regularização do Estacionamento Regulamentado (EstaR), que está em vigor desde 1º de dezembro de 2020, é alvo de questionamentos por parte de vereadores da capital. Dois projetos de lei protocolados ainda no ano passado por parlamentares reeleitos preveem a retomada do prazo.
Ainda não há previsão de votação dos projetos, mas as atividades legislativas na Câmara Municipal de Curitiba serão reiniciadas agora, em fevereiro. Vamos ficar de olho nos desdobramentos — mas até lá, conta para gente, você já se adaptou ao EstaR digital?

Banco de alimentos

O Mercado Municipal de Curitiba vai ganhar um Banco de Alimentos próprio. Isso significa que as frutas e verduras que não forem vendidas nas banquinhas do Municipal por não estarem dentro do padrão comercial serão encaminhadas para um espaço climatizado de armazenagem. A partir de lá, vão beneficiar entidades parceiras da Prefeitura que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
A expectativa é que, diariamente, sejam recolhidos 300 quilos de alimentos para o Banco, que está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2021. Aqueles alimentos que não puderem mais ser consumidos (não estão, por exemplo, apenas batidinhos ou murchos), serão destinados à compostagem.

Curitiba surreal

Imagine flamingos gigantes no Largo da Ordem. Ou uma baleia voando próxima ao olho do Museu Oscar Niemeyer. Essas são algumas imagens que você pode conferir na exposição “Safári Urbano”, do fotógrafo e designer curitibano Ismael Coradin (@ismael_coradin).
A exposição reúne 11 montagens de pontos turísticos da cidade com animais gigantes. Um trabalho surreal, criativo e muito divertido! A exposição é gratuita e vai até março, no piso G5 (Park Gourmet) do ParkShoppingBarigüi.

Cozinheiros de quarentena

Boas notícias para quem se aproximou da cozinha nestes últimos meses. Acaba de sair do forno o livro “Cozinheiros da Quarentena – Suas Receitas e Histórias”, que reúne receitas elaboradas por 40 cozinheiros, como Délio Canabrava, Dulcineia Novaes e Luiz Augusto Xavier.
A publicação é uma parceria entre Eduardo Sganzerla e o colunista da Gazeta do Povo Dante Mendonça, com curadoria de Orlando Baumel. Publicado pela editora Senac, o livro custa R$ 90 e tem exemplares limitados, que podem ser adquiridos pelo número (41) 99185-8092.