Curtas

Confira novidades e notícias inspiradoras da capital paranaense

Equipe Pinó
20/10/2020 16:26
Thumbnail

Paranáflix

Desenvolvido por Tomás von der Osten e Marcela Mancino, o Paranáflix é uma plataforma gratuita que reúne em um único acervo as produções cinematográficas paranaenses, onde ficam organizadas por categorias e décadas. O projeto é colaborativo e para adicionar filmes é preciso preencher as informações sobre a produção na plataforma. Os critérios para inclusão variam de acordo com cada categoria. A
plataforma é independente e mantida por meio de doações em uma campanha contínua de financiamento coletivo. Saiba mais em: paranaflix.com.br

Orquestra para crianças

A Orquestra Sinfônica do Paraná lançou o portal interativo “OSP para Crianças”, com jogos e exercícios de musicalização que pretendem aproximar as crianças e jovens da música orquestral. A plataforma é dividida em conteúdos “para assistir”, com vídeos lúdicos de contação de histórias e musicalização; “para brincar”, com histórias em quadrinhos, desenhos para colorir, livros infantis e jogos para imprimir; e “para ouvir”, com áudios e exercícios educativos para treinar os ouvidos. As atividades são acompanhadas de uma indicação de classificação etária, e traz conteúdos para crianças de até 12 anos. Acesse em: teatroguaira.pr.gov.br/OSP-para-Criancas

Teatro em novo formato

Uma das companhias de teatro mais famosas de Curitiba, a Ave Lola, também têm se adaptado ao meio digital com o fechamento dos auditórios desde março. O Podcast Ave Lola, inaugurado no final de agosto, vai ao ar nas terças-feiras, às 20h. É composto por dois programas, o “Conversas na coxia”, que convida pessoas de diferentes áreas para conversar sobre temáticas associadas às produções do grupo, e o “Boca de cena”, quadro com leituras de contos e textos teatrais interpretados pela trupe. O podcast pode ser ouvido nos canais da companhia em plataformas como Spotify, YouTube e Google Podcasts.

Foto impressa reinventada

Para reaproximar as pessoas, a startup Pym, com sede em Curitiba, surge como a primeira rede social de fotos impressas. A interação começa no aplicativo, onde o usuário compartilha as imagens, chamadas de “momentos”. Depois, ele insere o endereço de quem deseja mandar as imagens impressas. A foto pode ser enviada para qualquer lugar do Brasil pelo valor de R$ 9,90 por unidade, incluindo a revelação. No produto também é impresso um QR Code, que vincula um link para músicas e vídeos, escolhidos pelo usuário, para reforçar a memória. O app da Pym é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Prédio sustentável

O prédio de laboratórios da FAE Centro Universitário, em Curitiba, recebeu a certificação internacional LEED Platinum (Leadership In Energy and Environmental Design) de práticas sustentáveis. É primeira instituição de ensino superior no Brasil a obter a classificação, e um dos 57 edifícios com esse selo no país. O prédio possui renovação do ar interno, filtragem de partículas e os requisitos de eficiência sustentável que atendem às exigências do certificado, como localização, transporte, eficiência da água, energia e inovação.

Plantas para decorar a casa

Close-up on the polka-dot patterned leaves of polka-dot begonia (begonia maculata var. Wightii) houseplant on a window sill in golden pot. Trendy houseplant detail in modern urban apartment.
Close-up on the polka-dot patterned leaves of polka-dot begonia (begonia maculata var. Wightii) houseplant on a window sill in golden pot. Trendy houseplant detail in modern urban apartment.
Nos últimos meses, as restrições do isolamento social com a pandemia fizeram as pessoas ressignificarem seus ambientes residenciais. Uma das tendências deste período foi investir em espaços verdes e bem-estar natural, trazendo plantas para dentro de casa e tornando a jardinagem uma atividade de lazer. A arquiteta e proprietária da Verdifique Plantas para Interiores, Virginia Frai, conta que viu crescer, em especial, a busca por plantas pendentes como jiboia, hera, e filodendro Brasil. Já Maria Fernanda Daldon, proprietária da Rebotanica, destaca a procura por espécies raras e especiais, como Ficus elastica, Begônia maculata, Pilea peperomioides e Monstera deliciosa.

Orgânicos em alta

Expedição Agricultura Familiar em Formosa/GO, na propriedade dos Hortifruticultores, Eroni José Muller e sua esposa Telma Dantas Souza Muller.<br>Foto:Rogério Machado/Gazeta do Povo 31/10/2019
Expedição Agricultura Familiar em Formosa/GO, na propriedade dos Hortifruticultores, Eroni José Muller e sua esposa Telma Dantas Souza Muller.<br>Foto:Rogério Machado/Gazeta do Povo 31/10/2019
Um dos efeitos da pandemia do coronavírus foi levar as pessoas para dentro da cozinha. O período não só intensificou o interesse por gastronomia, como também a busca por uma alimentação mais saudável. Segundo Helena Cantão, comunicadora do Produtos da Terra PR, rede de cooperativas de agricultura familiar, orgânica e agroecológica em Curitiba, a procura pelos alimentos aumentou nos últimos meses e bateu recorde em setembro, com 211 cestas de produtos entregues em uma semana – antes o máximo era de 100 por semana. Segundo dados deste ano do Ministério da Agricultura, o Paraná é o maior produtor de orgânicos do país, com quase 4 mil produtores certificados ou no processo de certificação.

Baixas temperaturas contra arritmia

O Hospital Santa Cruz, em Curitiba, realizou no começo do segundo semestre a primeira intervenção cardiológica por crioablação no Paraná. A técnica de congelamento é mais segura que a de radiofrequência, por oferecer a possibilidade de reversão da morte celular a depender da temperatura. O método foi usado em um paciente de menos de 30 anos portador de uma síndrome que leva o coração a receber mais estímulo do que o necessário para funcionar. Além de solucionar arritmias, o método pode ser usado em casos de fibrilação atrial – doença que não pode ser tratadas apenas com medicamentos e demanda intervenção precoce. “Esse é um tratamento definitivo: uma vez curado, o paciente não volta a apresentar o problema”, ressalta o cardiologista especialista em eletrofisiologia e estimulação cardíaca artificial do hospital, Maurício Montemezzo.