i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Cultura

Eu indico! Dicas de produtos culturais por personalidades da cidade

  • PorEquipe Pinó
  • 20/10/2020 13:57
Eu indico! Dicas de produtos culturais por personalidades da cidade
| Foto:

Quem:
Mônica Arns, turismóloga

Indicação:
Livro "A mochila do coração"

Autor:
Diogo dos Reis Ruiz

“Conheci o Diogo em uma live que ele participou com o Beto Madalosso e gostei muito. Depois, outra pessoa, coincidentemente, me indicou a leitura do “A mochila do coração”, que fala sobre a viagem dele pelo Caminho de Santiago, e os ensinamentos que ele teve nesse período. Então, decidi comprar e gostei muito. Li o livro em dois dias e meio, é uma narrativa muito objetiva, que te prende. O Diogo tem uma linguagem muito clara, transparente, fácil. E eu me identifiquei muito com ele, também sou uma pessoa muito inquieta.

O que me chamou a atenção foi ele ter conseguido se desconectar das tecnologias durante esse período. O livro fala sobre esse encontro com você mesmo, e eu me interesso muitos por essas questões de ensinamentos, de você se encontrar com o seu eu.

Depois que li, postei nas minhas redes e várias pessoas vieram me perguntar, me pedir emprestado, e sei que muitas pessoas compraram. Agora, meu marido está lendo e já está animado para fazermos o Caminho de Santiago, assim que for possível.”

Sobre o livro

Livro de Diogo dos Reis Ruiz é uma das dicas culturais da vez.
Livro de Diogo dos Reis Ruiz é uma das dicas culturais da vez.

Sinopse:
“A Mochila do Coração tem um objetivo muito definido: fazer você pensar em sua própria vida e, quem sabe, se dispor a mudá-la. Se ao fim da leitura você sentir a mesma vontade de evoluir e de ser feliz, o propósito foi cumprido.”

Onde comprar:
Amazon, Submarino, Americanas, Magazine Luiza

Valor:
R$ 44,90

Quem:
Eduardo Aguiar, jornalista

Indicação:
Livro "Sicupira – Vida e gols de um craque chamado Barcímio"

Autor:
Sandro Moser

"Se o jornalista Sandro Moser fosse um jogador de futebol, e seu primeiro livro tivesse sido sua estreia nos gramados, os cronistas esportivos diriam que seu desempenho foi um 'misto de técnica e raça'. A técnica é a prosa. A raça é a apuração minuciosa.

Por isso, a biografia “Sicupira – Vida e gols de um craque chamado Barcímio” não é recomendada apenas para athleticanos (trata-se do maior artilheiro da história do clube) ou fãs de futebol. O excelente texto flui de forma lépida, com a mesma categoria com que Sicupira marcava seus gols. Mas essa narrativa rica em detalhes só pôde ser construída, e isso fica muito evidente, devido à longa pesquisa prévia — um trabalho de dois anos. Dá gosto de ler.

Assim, a obra vai a fundo ao detalhar Barcímio Sicupira não apenas como jogador extraordinário, mas como um personagem dos mais interessantes da história de Curitiba.

E também acaba sendo um grande passeio por Curitiba do Alto da XV ao Água Verde, pelo Rio do Leme e Copacabana, e por São Paulo da Boca do lixo nos anos 1950, 60 e 70. Uma delícia de viagem.

Uma das curiosidades do livro é uma coluna de Nelson Rodrigues integralmente dedicada a Sicupira – certamente é o único paranaense na história a ter tido tal honraria. Nelson narra, em 1964, o 'nascimento espantoso' de um craque. E agora, em 2020, podemos presenciar o nascimento espantoso de um ótimo escritor."

Sobre o livro

Sicupira conta a história de ídolo do futebol paranaense.
Sicupira conta a história de ídolo do futebol paranaense.

Sinopse:
“Traz fatos e histórias desconhecidas pelo grande público sobre a carreira e a vida do ídolo. Publicado pela Editora Banquinho, a obra em 367 páginas investiga desde as origens das famílias dos pais de Sicupira até os dias de hoje quando o “craque da camisa 8” segue na ativa na carreira de mais de quatro décadas como comentarista esportivo.”

Onde comprar:
https://www.sicupira8.com.br/

Valor:
R$ 60

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.