Cultura

Eu indico! Dicas de produtos culturais por personalidades da cidade

Equipe Pinó
20/10/2020 16:57
Thumbnail

Livro de Diogo dos Reis Ruiz é uma das dicas culturais da vez.

Quem:Mônica Arns, turismóloga

Indicação:
Livro "A mochila do coração"
Autor:
Diogo dos Reis Ruiz
“Conheci o Diogo em uma live que ele participou com o Beto Madalosso e gostei muito. Depois, outra pessoa, coincidentemente, me indicou a leitura do “A mochila do coração”, que fala sobre a viagem dele pelo Caminho de Santiago, e os ensinamentos que ele teve nesse período. Então, decidi comprar e gostei muito. Li o livro em dois dias e meio, é uma narrativa muito objetiva, que te prende. O Diogo tem uma linguagem muito clara, transparente, fácil. E eu me identifiquei muito com ele, também sou uma pessoa muito inquieta.
O que me chamou a atenção foi ele ter conseguido se desconectar das tecnologias durante esse período. O livro fala sobre esse encontro com você mesmo, e eu me interesso muitos por essas questões de ensinamentos, de você se encontrar com o seu eu.
Depois que li, postei nas minhas redes e várias pessoas vieram me perguntar, me pedir emprestado, e sei que muitas pessoas compraram. Agora, meu marido está lendo e já está animado para fazermos o Caminho de Santiago, assim que for possível.”
Sobre o livro
Livro de Diogo dos Reis Ruiz é uma das dicas culturais da vez.
Livro de Diogo dos Reis Ruiz é uma das dicas culturais da vez.
Sinopse:
“A Mochila do Coração tem um objetivo muito definido: fazer você pensar em sua própria vida e, quem sabe, se dispor a mudá-la. Se ao fim da leitura você sentir a mesma vontade de evoluir e de ser feliz, o propósito foi cumprido.”
Valor:
R$ 44,90

Quem:Eduardo Aguiar, jornalista

Indicação:
Livro "Sicupira – Vida e gols de um craque chamado Barcímio"
Autor:
Sandro Moser
"Se o jornalista Sandro Moser fosse um jogador de futebol, e seu primeiro livro tivesse sido sua estreia nos gramados, os cronistas esportivos diriam que seu desempenho foi um 'misto de técnica e raça'. A técnica é a prosa. A raça é a apuração minuciosa.
Por isso, a biografia “Sicupira – Vida e gols de um craque chamado Barcímio” não é recomendada apenas para athleticanos (trata-se do maior artilheiro da história do clube) ou fãs de futebol. O excelente texto flui de forma lépida, com a mesma categoria com que Sicupira marcava seus gols. Mas essa narrativa rica em detalhes só pôde ser construída, e isso fica muito evidente, devido à longa pesquisa prévia — um trabalho de dois anos. Dá gosto de ler.
Assim, a obra vai a fundo ao detalhar Barcímio Sicupira não apenas como jogador extraordinário, mas como um personagem dos mais interessantes da história de Curitiba.
E também acaba sendo um grande passeio por Curitiba do Alto da XV ao Água Verde, pelo Rio do Leme e Copacabana, e por São Paulo da Boca do lixo nos anos 1950, 60 e 70. Uma delícia de viagem.
Uma das curiosidades do livro é uma coluna de Nelson Rodrigues integralmente dedicada a Sicupira – certamente é o único paranaense na história a ter tido tal honraria. Nelson narra, em 1964, o 'nascimento espantoso' de um craque. E agora, em 2020, podemos presenciar o nascimento espantoso de um ótimo escritor."
Sobre o livro
Sicupira conta a história de ídolo do futebol paranaense.
Sicupira conta a história de ídolo do futebol paranaense.
Sinopse:
“Traz fatos e histórias desconhecidas pelo grande público sobre a carreira e a vida do ídolo. Publicado pela Editora Banquinho, a obra em 367 páginas investiga desde as origens das famílias dos pais de Sicupira até os dias de hoje quando o “craque da camisa 8” segue na ativa na carreira de mais de quatro décadas como comentarista esportivo.”
Valor:
R$ 60