Literatura

4 livros de autores curitibanos que vale a pena conhecer

Pinó
21/01/2021 11:16
Thumbnail

VALOR: R$ 50, exclusivamente na Itiban Comic Shop, em Curitiba. | Divulgação

Que a literatura pulsa em Curitiba você já sabe. O que você talvez ainda não conheça são os últimos lançamentos da nossa capital que têm dado o que falar! Quadrinhos, crônicas, literatura.

CWB, de José Aguiar.

SINOPSE: “‘CWB’ é a sigla atribuída pelo IATA (International Air Transport Association) para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na grande Curitiba. “CWB” não precisa de tradução. É uma sigla universalmente associada à cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, no sul de um país chamado Brasil.
Em sua nova história em quadrinhos, o premiado quadrinista José Aguiar lança um olhar para sua cidade natal, refletindo sua história e cultura. O livro é uma viagem pessoal do autor entre as letras que formam a sigla CWB. Espaço feito de símbolos, ícones, história, arte, arquitetura, delírio e surrealismo. O autor convida você para uma viagem sensorial, cujos caminhos precisam ser decifrados para se encontrar uma Curitiba viva.”

CARTAS PARA O RECOMEÇO, de Guilherme Krauss.

SOBRE O LIVRO: “Recomece. A vida é melhor quando repleta da esperança dos inícios. Há três anos, Guilherme Krauss deu início ao projeto Toda Segunda é um Pequeno Réveillon e, desde então, sua vida e de milhares não foi a mesma.
Toda segunda-feira, o autor prova que este início de semana não é o carrasco do final de semana, mas sim o início do restante de uma bela vida, tais como os Réveillons. Com crônicas capazes de tocar no fundo da alma, com leveza e humor característicos, Guilherme abrirá seus olhos para tudo que a vida pode ser e ajudará você a lidar com os dilemas que moram na cabeça de qualquer ser humano do mundo. Sentido da vida, felicidade, tempo, ansiedade, crises emocionais, sucesso, vulnerabilidade e agora a pandemia — esses são alguns dos assuntos abordados na página deste livro.”

A VOLTA AO QUARTO EM 180 DIAS, de Yuri Al’Hanati.

SOBRE O LIVRO: “Se o deslocamento social já era um tema no seu primeiro livro de crônicas, é muito natural que Yuri trate com certa intimidade o isolamento social. Quando cada um está voltado para dentro, para o próprio quarto, Yuri ausculta os elementos que, durante a quarentena, ganham novos teores simbólicos, desde o vinho até a máquina de lavar, a poeira composta de pele humana, a luz do sol que bate na parede da sala — tudo tem contornos renovados e se ressignifica à medida que o mundo se modifica de forma brusca e inadvertida. Colado num presente que ainda carece de entendimento, 'A volta ao quarto em 180 dias' é um livro para ser lido enquanto ainda está sendo escrito.”

VALE DO ANHANGABAÚ E NOSSOS VALES IMAGINÁRIOS, de Carlos Eduardo Murgel Miller, Luíza Chiarelli e Péricles Varella Gomes.

SOBRE O LIVRO: “O livro é uma reunião e leitura crítica das propostas premiadas pelo Concurso Público Nacional para a Reurbanização do Vale do Anhangabaú na cidade de São Paulo-SP. Busca identificar e compreender algumas das estratégias projetuais da cultura arquitetônica brasileira nos anos 1980. A obra é ferramenta de trabalho para arquitetos e urbanistas envolvidos com o planejamento e a construção de espaços públicos. É baseado na dissertação de mestrado de Carlos Eduardo Murgel Miller (USP, 2017), que divide a autoria com Péricles Varella Gomes e Luíza Chiarelli.”