Eu indico!

Confira dicas culturais de personalidades da cidade de Curitiba

Pinó
24/03/2021 13:25
Thumbnail
Eu indico! Livros, filmes, podcasts e outros produtos culturais chancelados por personalidades da cidade.

Quem: Ana Rocha, Diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

Indicação: Podcast Praia dos Ossos.
“Eu indico A Praia dos Ossos, ‘a história de uma mulher, da morte dela e tudo que veio depois’. No dia 30 de dezembro de 1976, Ângela Diniz foi assassinada com quatro tiros numa casa na Praia dos Ossos, em Búzios, pelo então namorado Doca Street, réu confesso. São 8 episódios de 30-40 minutos. Além da pesquisa incrível feita pela jornalista Branca Vianna e a pesquisadora Flora Thomson-Deveaux, o podcast fala sobre a ‘legítima defesa da honra’ e por quanto tempo ela apareceu como argumento nos processos de agressões a mulheres. E retrata momentos importantes do movimento feminista no Brasil.”

Quem: Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e Inovação.

Indicação: Livro “84, o álbum inglês" de Fábio Massari.
“Escrito por Fábio Massari, o livro é uma publicação incrível. Mostra o cenário musical inglês de 1984, período em que o autor, aos 19 anos, passa sete meses na Inglaterra para assistir shows diários e vivenciar grandes momentos em espetáculos como os de David Gilmour e Roger Waters. É uma obra deliciosamente bem escrita e que nos mostra como as viagens transformam as pessoas e abrem novas fronteiras.”

Quem: Bibiana Schneider, proprietária da Cuore di Cacao.

Indicação: Livro “Equador”, de Miguel Sousa Tavares.
“Equador, primeiro romance do escritor e jornalista português Miguel Sousa Tavares. Uma narrativa deliciosa de ler! Uma história que retrata os últimos anos da monarquia portuguesa e que envolve paixões, jogos de poder e muitos questionamentos sobre a vida na Ilha de São Tomé e Príncipe no começo do século XX. Uma realidade cheia de complexidade. Um presente à imaginação, com descrições minuciosas deste lugar peculiar. Além de ser um excelente livro, me encantei pelo contexto que envolve a produção de cacau, sendo as primeiras plantas levadas do Brasil para lá, pela coroa portuguesa. "

Quem: Gabriel Zem Schneider, arquiteto e urbanista diretor do Solo Arquitetos.

Indicação: Livro “O condomínio Absoluto" de Carlos M. Teixeira.
“Pense em um edifício construído exponencialmente. Isso é o que o Arquiteto Carlos Teixeira imaginou em ‘O Condomínio Absoluto’. O livro é um ‘épico real-fantástico’ de uma realidade onde a construção da ‘São Paulo Tower’ teria saído do papel, um dos maiores arranha-céus do mundo, idealizado em 2000, na capital paulista. Apesar de ficcional, algumas doses de realidade aparecem vez ou outra no texto. Também inclui ilustrações lindas de Vasco Mourão dando cara à narrativa, um projeto gráfico que namora a ideia de ‘livro-objeto’ e um apoio documental ao texto. Certamente é uma leitura divertida!”