• Carregando...
Festival de Curitiba 2023 já tem data; inscrições para o Fringe estão abertas
| Foto: Humberto Araujo

Os preparativos para o 31º Festival de Curitiba já começaram. A nova edição acontece de 28 de março a 9 de abril de 2023, com atrações que vão ocupar teatros, espaços culturais e gastronômicos, e áreas públicas de diferentes bairros de Curitiba e da Região Metropolitana.

Entre as principais novidades para o próximo ano está a apresentação da nova curadoria da Mostra Lucia Camargo, que aponta as principais tendências, estreias e espetáculos de destaque no cenário do teatro nacional. Para a nova fase, foram convidados para a equipe o professor, dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa, a atriz, diretora e tradutora Giovana Soar e a produtora, gestora cultural, curadora e pesquisadora de políticas culturais Daniele Sampaio.

"Com alegria, recebemos os novos nomes que irão compor o projeto curatorial do Festival pelos próximos dois anos, substituindo Guilherme Weber e Márcio Abreu, que fizeram um trabalho brilhante e que, com certeza, ficará marcado na história da Mostra Lucia Camargo e de todo o teatro nacional”, comenta Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba.

Para a também diretora do evento, Fabíula Passini, os diferentes perfis profissionais da nova curadoria continuarão trazendo pluralidade para a programação. “São três grandes nomes da pesquisa, do estudo e da gestão cultural no Brasil. Três perfis com olhares distintos, tanto no setor acadêmico, como na produção e, até mesmo, na atuação. Acreditamos que a junção dos três novos curadores trará uma grande profusão artística para a Mostra Lucia Camargo”, completa.

Cadastros abertos para o Fringe

Parte deste reconhecimento do Festival de Curitiba se deve ao Fringe – mostra aberta sem o crivo da curadoria do evento, em que companhias de teatro, circo, música, dança, bem como outras vertentes artísticas, de várias partes do Brasil e de outros países, participam do evento por meio de cadastro voluntário.

Após três anos revogados, por conta do controle sanitário da pandemia da Covid-19, os cadastros para projetos já estão abertos e podem ser realizados até o dia 18 de dezembro por meio da plataforma online Caco, uma ferramenta que conecta profissionais do setor cultural, com espaços para divulgação de trabalhos, observações das tendências da arte e de novas oportunidades. Os cadastros já podem ser realizados pela plataforma.

Além da Mostra Lucia Camargo e do Fringe, o Festival de Curitiba é composto por vários outros projetos e eventos culturais e artísticos, que promovem uma grande pluralidade.

Acompanhe as novidades pelo site www.festivaldecuritiba.com.br 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]