Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Colônia Witmarsum
| Foto: Luiz Costa

Viagens curtas, sem aglomerações e em contato com a natureza têm sido as melhores alternativas para conhecer novos lugares com segurança. A Colônia Witmarsum, a 64 quilômetros de Curitiba, é perfeita para uma viagem segura e familiar.

Fundada nos anos 1950 por imigrantes alemães vindos de Santa Catarina, a comunidade é um pedacinho da Alemanha que, além do turismo, possui uma reconhecida economia local: graças à produção de queijos de sua cooperativa, desde 2018 tem o status de Área de Indicação Geográfica, título que valoriza produtos coloniais.

Quem vai a Witmarsum encontra um lugar com todas as belezas do campo: fazendas com criação de animais, lugares que contam a história da região e uma gastronomia com opções para almoço, café colonial e degustação de cervejas. Para dar um gostinho do que o visitante irá encontrar, separamos os principais lugares que tornam a colônia tão especial.

  • Comunidade preserva arquitetura dos imigrantes alemães.

Lazer

RECANTO DOS PAPAGAIOS

Recanto dos Papagaios
Ponte dos Papagaios foi construída no século XIX.| Divulgação

O passeio começa antes mesmo de chegar à colônia. Um pouco antes da entrada para a Witmarsum, às margens da BR-277, está o Recanto dos Papagaios. Ali, na beira de um rio tranquilo e raso, é possível tomar banho, pescar ou só apreciar a paisagem, composta também por uma ponte construída no século XIX, durante a visita de Dom Pedro II à região. Se a ideia for esticar um pouco mais a presença no recanto, o lugar possui churrasqueiras, que assim como a entrada no parque, são públicas, mas é preciso chegar cedo para conseguir uma vaga e evitar aglomerações. Para a maior comodidade dos visitantes, o local ainda dispõe de banheiros públicos e estacionamentos gratuito e particular.

Se a ideia for esticar um pouco mais a presença no recanto, o lugar possui churrasqueiras, que assim como a entrada no parque, são públicas, mas é preciso chegar cedo para conseguir uma vaga e evitar aglomerações. Para a maior comodidade dos visitantes, o local ainda dispõe de banheiros públicos e estacionamentos gratuito e particular.

Endereço: BR-277 (entre os KMs 133 e 134, antes da entrada para a colônia Witmarsum), Palmeira.

WITMARZOO

  • Minifazenda é diversão garantida para as crianças.

Para quem vai levar as crianças para o passeio pela colônia, o Witmarzoo é uma parada obrigatória. O local é uma minifazenda onde vivem animais como cabras, cavalos, galinhas, porcos, coelhos, entre outros. O Witmarzoo também oferece passeios de pônei e a possibilidade da ordenha das vacas da fazenda, ao final do dia. Por ser uma propriedade com bastante área verde, existe a possibilidade de se fazer piqueniques.

O Witmarzoo funciona aos sábados e domingos, das 10h às 18h, com benefícios especiais na compra de ingressos: para as crianças, passeio de pônei, água e pipoca grátis; para os adultos, o presente é um chopp.

Endereço: @witmarzoo / (42) 99983-4867 / Avenida Presidente Ernesto Geisel (ao lado do Edit’s Kaffe Hof), Colônia Witmarsum, Palmeira.

ESTRIAS GLACIAIS DE WITMARSUM

Estrias-Glaciais-de-Witmarsum
Estrias são lembranças da era glacial.| Divulgação

Este sítio geológico é um dos resquícios que ainda existem de uma era do gelo que ocorreu há cerca de 300 milhões de anos. Para se ter uma ideia, na época a América do Sul, a África, a Antártida, a Oceania e parte da Ásia formavam um único continente, chamado Gondwana.

As estrias formam um pavimento que fica em cima de uma camada de arenitos, indicando o sentido da formação das camadas de gelo. Sinalizadas e demarcadas, as estrias glaciais são tombadas pelo patrimônio cultural estadual.

Endereço: Avenida Presidente Ernesto Geisel (cerca de 200 metros após o Centro de Informações Turísticas), s/n, Colônia Witmarsum, Palmeira.

Gastronomia

BIERWIT

  • Eisbein é uma das especialidades da casa.

Uma colônia de raízes germânicas não poderia deixar de ter uma gastronomia com os sabores mais famosos da Alemanha. O Bierwit cumpre este papel com um cardápio recheado de comidas típicas, sendo a mais famosa delas o Eisbein: joelho de porco feito à pururuca e acompanhado de chucrute e purê de maçã.

Servido para uma ou duas pessoas, o prato combina bem com uma cerveja feita na própria colônia, como é a maioria dos rótulos servidos no local. O restaurante funciona de quarta a sexta, das 12h às 14h; aos sábados e domingos, das 12h às 16h, mas atenção: para evitar aglomerações, a casa só atende por meio de reservas antecipadas e com 50% da sua capacidade.

Endereço: Presidente Ernesto Geisel, s/n, Colônia Witmarsum, Palmeira. Mais informações: @bierwit; (42) 99144-9666 / (42) 3254-1450.

EDIT’S KAFFE HOF

Tortinha de aveia é especialidade do Edit’s.
Tortinha de aveia é especialidade do Edit’s.| Divulgação

Um dos pontos fortes da gastronomia da colônia é o café colonial servido nos estabelecimentos da região. O buffet livre oferecido pela casa conta com uma grande variedade de quitutes, entre elas a famosa tortinha de aveia e as geleias, que são feitas pelo próprio estabelecimento.

O Edit’s fica ao lado do Witmarzoo, o que pode ser uma combinação para o fim de tarde com as crianças na região. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, sempre às sextas, sábados e domingos.

Endereço: Avenida Presidente Ernesto Geisel, s/n (ao lado da Igreja Católica), Colônia Witmarsum, Palmeira.
Mais informações: @editskaffehof; (42) 3254-1214.

BIERGARTEN USINAMALTE BIERWIT

  • Garten possui grande variedade de chopes.

Inspirada nos famosos biergarten da Baviera, região sul da Alemanha, o Biergarten Usinamlalte Bierwit é um local aberto e com uma bela paisagem, onde são servidos chopes dos mais variados tipos e alguns pratos típicos alemães. O garten disponibiliza uma variedade de tipos da bebida que vai desde a popular pilsen até a Witibier Bierhit, que em sua receita contém casca de maçã e cravo. O Biergarten, que também é pet friendly, funciona aos finais de semana e feriados, das 10h às 18h. Aos sábados, a partir das 14h, acontecem apresentações de música ao vivo.

Endereço: Avenida Presidente Ernesto Geisel, 83, Colônia Witmarsum, Palmeira. Mais informações: @biergarten_usinamalte; (42) 99111-4200.

CONFEITARIA KLIEWER

  • Torta de limão é uma das opções da Confeitaria Kliewer.

Bastante popular entre os visitantes da colônia, a Confeitaria Kliewer é outra referência para se apreciar um gostoso café colonial da região. O buffet livre é rico em doces e salgados, como a torta de queijo e a cuca, que é um tipo de bolo com farofa doce típico da Alemanha. O ambiente acolhedor da confeitaria funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, em dois sistemas diferentes: caso o cliente não queira o buffet, é possível pedir o atendimento à la carte.

Endereço: Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2817, Colônia Witmarsum, Palmeira.
Mais informações: @confeitariakliewer; (42) 3254-1278.

Compras

FEIRA DO PRODUTOR

Feira traz os melhores produtos orgânicos da colônia.
Feira traz os melhores produtos orgânicos da colônia.| Divulgação

Após um tempo parada devido à pandemia, a Feira do Produtor retomou suas atividades em novembro. Criada em 2005 por produtores locais, a feira oferece o melhor da produção colonial da região, como hortifruti, sucos, geleias, compotas, pães e as tradicionais cucas. Artigos como sabonetes e peças de costura também são comercializados pelos feirantes, que buscam manter suas produções de maneira orgânica e saudável. A Feira do Produtor funciona todos os sábados, das 9h às 17h.

Endereço: Avenida Presidente Ernesto Geisel, s/n (em frente ao colégio Fritz Kliewer), Colônia Witmarsum, Palmeira.
Mais informações: @feiradoprodutorwitmarsum; feiradoprodutorwitmarsum@gmail.com

CERVEJARIA USINAMALTE

Belas paisagens e muita cerveja na Usinamalte.
Belas paisagens e muita cerveja na Usinamalte.| Divulgação

A Usinamalte é pioneira na fabricação de cerveja da colônia. Localizada ao lado do Biergarten Usinamalte Bierwit, os visitantes podem observar todo o processo de fabricação da bebida, que é feita em uma grande variedade de estilos, como por exemplo a Weiss e a Imperial Stout. Se você for ao garten tomar um chope e desfrutar da bela paisagem do campo, passar pelo pátio da fábrica é uma boa pedida caso você se interesse pelo mundo das cervejas.

Endereço: Avenida Presidente Ernesto Geisel, 83, Colônia Witmarsum, Palmeira. Mais informações: @usinamalte;
(42) 99111-4200.

TOLL BRASIL

Boneco quebra-nozes é vendido em diferentes versões.
Boneco quebra-nozes é vendido em diferentes versões.| Divulgação

Quem busca peças de artesanato e artigos típicos alemães deve fazer uma visita à Toll Brasil. Uma grande variedade de objetos está à disposição dos visitantes: brinquedos, livros escritos em alemão, aromatizadores e peças de decoração. Um dos artefatos que mais chama a atenção são os bonecos quebra-nozes, feitos em madeira e caracterizados com diversos temas.

A variação de preços é grande e agrada a todos os bolsos. A loja funciona de terça a sexta, das 14h às 18h; aos sábados e domingos, o horário é estendido, das 10h às 18h.

Endereço: Avenida Principal, s/n, Colônia Witmarsum, Palmeira Mais informações: @tollbrasil; (42) 3254-1480.

Hospedagem

POUSADA KATARINA

Witmarsum - Pousada
Pousada acomoda diferentes perfis de hóspedes.| Divulgação

A colônia é um bom passeio para quem quer fazer bate-volta, mas se os visitantes preferirem pernoitar, a Pousada Katarina é uma alternativa. Localizada nos arredores da comunidade, a pousada é cercada de área verde, com acomodações para todos os perfis de hóspedes, desde viajantes solitários até grandes famílias. Todas as instalações possuem banheiro privativo, TV, ventilador e Wi-Fi grátis.

Endereço: Avenida Presidente Ernesto Geisel, 5500, Colônia Witmarsum, Palmeira. Mais informações: @pousadakatarina;
(42) 3254-1586.

5 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]