• Carregando...
Gentileza urbanada
A construtora Vanguard aproveitou o terreno do seu próximo empreendimento no Água Verde para oferecer aos moradores do bairro uma horta com temperos frescos.| Foto: Divulgação

Colher temperos frescos no meio do dia em um dos bairros mais movimentados de Curitiba? É possível e já se tornou realidade! A iniciativa é da construtora Vanguard, que instalou uma horta comunitária no terreno do futuro empreendimento, na região do Bairro Água Verde, como uma espécie de gentileza urbana.

Leia também: Maior floricultura do país abre nessa quinta (8) no bairro do Xaxim, em Curitiba

O projeto está previsto para o início de 2022 e se tornou um espaço de interação e convivência com a vizinhança, enquanto a obra não se inicia. O nome e outros detalhes do edifício ainda são uma surpresa, mas a horta está fazendo a diferença no dia a dia dos moradores.

Gentileza urbana

A ideia da horta veio do conceito de gentileza urbana, iniciativa que traz melhor qualidade de vida para as cidades e seus habitantes. "No nosso caso, praticamos a gentileza urbana em formato gastronômico e interativo, com uma horta disponível para todos", explica Marcos Tozzi, supervisor de marketing da construtora.

O conceito vem ganhado espaço na agenda das construtoras, a exemplo do Espaço VAZ Batel, área de lazer é inaugurada na Vicente Machado, que em breve também abrigará um empreendimento imobiliário.

De temperos a chás

No caso da horta, escolha das mudas foi pensada com o objetivo de trazer mais sabor e saúde aos pratos da vizinhança. Assim, temperos e chás foram privilegiados, como alecrim e malva. Para ajudar na implantação e manutenção da horta, a Vanguard convidou Mayra Coelho, do viveiro O Jardim Paisagismo.

“Escolhi os temperos levando em conta os mais usuais na culinária local, como alecrim, manjericão, tomilho e coentro. Para os chás, coloquei plantas que as avós ainda não esqueceram e fiz questão de algumas que estão quase em extinção, como cânfora, malva, bem como atanásia”, explica.

Horta no Água Verde
Mayra Coelho, parceira da Vanguard, fez a seleção dos temperos e ervas e ajuda na manutenção da horta do Água Verde. | Divulgação

Segundo Mayra, o local chama a atenção de todos que passam. Além disso, muitos moradores já firmaram o compromisso de ajudar a manter os cuidados do local.

“São sinais de pertencimento. A horta incorporada na paisagem passa a ser de todos, amigável e receptiva às visitas. Numa ocasião, uma moradora dali confessou que nunca tinha usado coentro, dei a ela um ramo para experimentar, sentiu como se tivesse ganho algo muito especial”, acrescenta.

Serviço: 

Horta da Vanguard Construtora
Rua Guararapes, nº 1695, esquina com a Rua Sebastião Paraná – Água Verde, Curitiba
Gratuito

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]