Show

Grupo Fato estreia show Claro_Movimento em Curitiba

Equipe Pinó
06/05/2022 20:59
Thumbnail
Nesta sexta e sábado, o Grupo Fato estreia em Curitiba o show Claro_Movimento. Os espetáculos acontecem na sala BLACK BOX - Centro Cultural Sistema FIEP, no bairro São Francisco. No show do dia 7, haverá transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Sesi Cultura Paraná.
O repertório, com cerca de 75 minutos de duração, tem 11 canções do álbum Claro_Movimento, outras 4 das mais marcantes da trajetória do grupo e ainda uma inédita, que reverencia os índios Nambiquara. No show, todos os integrantes do grupo cantam e tocam, com os pés, os tamancos de fandango caiçara e a Tamancalha, instrumento batedor manual de tamancos criado para o grupo em 2002.
Os elementos cênicos escolhidos remetem às canções do grupo, que abordam temas e questões como movimento, transformação, paisagens e passagem do tempo. A ideia é compor uma estética que remete aos viajantes exploradores e que se acentua pela luz e sombra ao longo do espetáculo. A iluminação, portanto, é o cenário do show, o que facilita o show itinerante.
Os figurinos têm assinatura da H-AL - Alexandre Linhares e Thifany F., dupla que veste o Fato desde 2011 e que trabalhou também com Elza Soares e outros artistas, sempre usando técnicas de reciclagem de materiais.

Turnê fora do Brasil

Pela primeira vez em 28 anos de história, o Grupo Fato começou uma turnê fora do Brasil. A experiência, com apresentações na Argentina e no Uruguai, mostrou a força universal da linguagem musical do grupo.
Sobre essa vivência, o músico Ulisses Galetto, que está no grupo desde a primeira formação, conta que o público foi muito receptivo em todos as apresentações. “O que mais chamou a atenção foram os tamancos e a Tamancalha. E, também, a nossa linguagem. O público queria saber onde a gente se enquadra nesse universo musical, que não é nem Música Popular Brasileira, nem World Music”, comenta.

Serviço Grupo Fato

Quando: 6 e 7 de maio, às 19h
Onde: Sala BLACK BOX – Centro Cultural Sistema FIEP - Unidade Dr. Celso Charuri - Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco – Curitiba PR
Ingresso: Entrada franca. Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo para a retirada de ingressos.
Comprovante de vacinação contra COVID-19 será solicitado, bem como a utilização de máscaras pela plateia para proteção dos artistas no palco.
O álbum está à venda no link