Lazer

Quatro lugares para passear com os pets em Curitiba

Equipe Pinó
22/10/2021 19:35
Thumbnail

Curitiba oferece cinco espaços Amigo Bicho, exclusivos para passear com os pets com segurança. | Hully Paiva/SMCS

Não são apenas os humanos que precisam se exercitar diariamente para manter uma qualidade de vida saudável. Passear com os pets é uma das orientações da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba para atender aos requisitos de uma guarda responsável.

Playpets

Pensando nisso, desde 2019 a prefeitura instalou cinco espaços exclusivos próximos a parques e outras unidades de conservação para o lazer seguro dos pets. Chamados "Amigo Bicho" ou playpets, eles estão espalhados por diferentes bairros da cidade. Ficam no Passeio Público (Centro Cívico); Eixo de Animação Arnaldo Faivro Busato (Guaíra); na Praça Professor Hyperides Zanello (Bigorrilho); no Jardinete Sebastiana Tortato (Capão Raso); e na Praça Zumbi dos Palmares (Pinheirinho).
Os playpets são espaços cercados onde os tutores podem soltar os animais sem a necessidade de guia, coleira e focinheira, diferente do que é permitido para demais locais públicos. Os responsáveis pelos animais devem estar presentes, por isso há também áreas de estar com bancos para que possam permanecer nos locais sem descuidar dos pets.
Entre parques, praças e playpets, a Pinó selecionou 4 lugares para você passear com seu "aumigo" e promover uma vida saudável para você e seu pet. Confira:

Locais para passear com os pets

1. Passeio Público

Nos playpets os animais de estimação podem ficar soltos, sem a obrigatoriedade de guias como em outros espaços públicos.<br>
Nos playpets os animais de estimação podem ficar soltos, sem a obrigatoriedade de guias como em outros espaços públicos.<br>
Um dos últimos locais implantados o espaço Amigo Bicho fica no Passeio Público, o parque mais antigo e central da cidade, com quase 70 mil metros quadrados de área verde. Na área do playpet, os animais podem ficar soltos e socializar uns com os outros. Não apenas nesse espaço, mas em todos os parques e vias públicas que os usuários frequentarem com seus pets, os tutores são responsáveis pela limpeza, remoção e destino adequado das fezes geradas pelos animais. Os playpets também possuem lixeiras para tomar esses cuidados.
Localização: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, S/N - Centro.

2. Parcão

Localizado na área externa atrás do Museu Oscar Niemeyer, o espaço de gramado é o ponto mais tradicional para passear com os pets em Curitiba. Não à toa o nome popular do local é Parcão, uma vez que se tornou um atrativo parque para os cães. Pela extensão do gramado, é comum os tutores levarem os animais para treinar brincadeiras de corrida, como jogar e pegar bolinha, ideal para gastar energia e praticar atividade física. O espaço não é cercado, mas é afastado da rua e da circulação de carros. Apesar disso, por não ser um espaço específico para cachorros, não é permitido deixá-los soltos.
Localização: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico.

3. Parque Barigui

No Parque Barigui é possível caminhar ou correr na pista que contorna o lago acompanhado dos pets presos pela guia.<br>
No Parque Barigui é possível caminhar ou correr na pista que contorna o lago acompanhado dos pets presos pela guia.<br>
O Parque Barigui é ideal para os tutores que querem se exercitar na companhia de seus animais de estimação. Além de uma área ampla de gramado, o espaço oferece infraestrutura de pista de corrida, com mais de cinco quilômetros de extensão no entorno do lago. É permitido levar os pets para correr ou caminhar nesse percurso, desde que ao lado dos tutores e na coleira. Além disso, para raças consideradas perigosas, é recomendado ainda o uso de focinheira.
Localização: Av. Cândido Hartmann, S/N - Bigorrilho.

4. Praça Nossa Senhora da Salete

A Praça Nossa Senhora da Salete é um local arborizado e tranquilo para passear com os pets.
A Praça Nossa Senhora da Salete é um local arborizado e tranquilo para passear com os pets.
Localizada próxima a edificações governamentais, onde ficam a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas e as sedes do governo e da Prefeitura Municipal, a praça também é um local agradável para passear com os pets. Com pistas de caminhada e ampla área verde, o espaço é indicado para quem procura um ambiente calmo, sem grande movimentação de carros.
Localização: Av. Cândido de Abreu, 1039 - Centro Cívico.