Área de Convivência

Entorno do Mercado Municipal de Curitiba ganhará boulevard e melhorias

Equipe Pinó
09/07/2021 10:00
Thumbnail

O Mercado Municipal de Curitiba terá seu entorno revitalizado e a rua General Carneiro ganhará um boulevard. | Reprodução/Ippuc

Um dos pontos turísticos e gastronômicos mais emblemáticos da cidade, o Mercado Municipal de Curitiba terá seu entorno revitalizado. Com o objetivo de transformar a área não apenas em um local de passagem, mas de permanência e convivência, serão investidos R$ 40 milhões na região. Em princípio, a previsão é que as obras sejam iniciadas no ano que vem.
A ideia do projeto é valorizar o espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento à caminhabilidade. Confira o que deve mudar:

Boulevard

O Mercado Municipal de Curitiba terá seu entorno revitalizado e a rua General Carneiro ganhará um boulevard.
O Mercado Municipal de Curitiba terá seu entorno revitalizado e a rua General Carneiro ganhará um boulevard.
A região contará com um boulevard, localizado na rua General Carneiro, que servirá como eixo de animação com áreas de estar. O boulevard terá uma nova arborização e iluminação exclusivamente pensados nos pedestres, com decks de convivência e faixa acessível de 3 metros de largura.
Já no encontro da General Carneiro com a Sete de Setembro será feita a adequação geométrica das esquinas, com as ruas e o cruzamento no mesmo nível das calçadas. Além disso, será implantada uma rede lógica e infraestrutura para instalação futura de pontos de abastecimento de veículos elétricos.

Pedestres e ciclistas

As melhorias, contudo, se estenderão a todo polígono do entorno do Mercado Municipal de Curitiba, compreendido entre as ruas Mariano Torres, Ubaldino do Amaral, Visconde de Guarapuava e Affonso Camargo, tendo ao Centro a Avenida Sete de Setembro. Desta forma, a Sete de Setembro será o eixo dessa transformação, e ganhará uma ciclofaixa integrada às estruturas cicloviárias da via lenta da canaleta do expresso e da Mariano Torres seguindo até o eixo do Parque Ambiental. Focando nos pedestres, o entorno ganhará calçadas com faixa acessível em concreto de 1,5 metro, arborização e iluminação novas também.

Investimentos e obras

Os recursos investidos no Mercado Municipal de Curitiba serão advindos do projeto Caminhar Melhor, que conta com R$ 40 milhões para investimentos em novas calçadas e em estrutura cicloviária. O projeto é do Programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal. Finalmente, a previsão é que os projetos de engenharia sejam concluídos no segundo semestre de 2021 e as obras iniciadas em 2022.
Além das melhorias relacionadas à caminhabilidade, será ampliada também a estrutura de apoio social. Assim, lá estão instalados e em instalação equipamentos como o Restaurante Popular do Capanema. A área abrigará também o futuro Armazém da Família – Espaço Social. Ficará lá também o Centro de Referência Especializado de Atenção à População em situação de rua (Centro Pop), na Praça Plínio Tourinho. Assim, a estrutura dará suporte à capacitação voltada à produção de alimentos e encaminhamento ao mercado de trabalho.