Memória

Museu Ferroviário e Expresso Estação reabrem com aventura imersiva

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Hugo Batista
23/06/2021 09:51
Thumbnail
No dia 2 de fevereiro de 1885, às 19 horas, um trem inaugural adentrava a Estação Ferroviária recém-construída no bairro Rebouças, em Curitiba. Agora, 126 anos depois, o local abriga uma parte da história da cidade com o Museu Ferroviário e o Expresso Estação. As atrações voltaram a todo vapor esta semana no Shopping Estação e abrem de terça a sábado, das 10h às 18h. Além disso, o local está seguindo todas as medidas de prevenção à Covid-19.
Por outro lado, o Museu Ferroviário não deixa a desejar no quesito singularidade. Com um acervo de 600 peças originais das ferrovias do século 19, atualmente é o único museu do Brasil instalado dentro de um shopping. Entre as peças em exibição, é possível encontrar uma locomotiva do início do século 20 e utensílios do cotidiano da ferrovia, como telefones, telégrafos, apitos, chapéus, bem como sinos.

Expresso Estação

O Expresso Estação conta com com um vagão que promete, acima de tudo, uma aventura tecnológica e imersiva.
O Expresso Estação conta com com um vagão que promete, acima de tudo, uma aventura tecnológica e imersiva.
Outra atração que promete uma aventura tecnológica no universo ferroviário é o Expresso Estação. A Maria Fumaça, situada no piso L1 do shopping, conta com um vagão de um trem de época, que oferece uma experiência interativa e imersiva aos passageiros, acima de tudo. Os participantes são transportados a cem anos atrás, em uma viagem de Curitiba a Paranaguá pela Serra da Graciosa. Ao mesmo tempo, a aventura conta com narrativas sobre a região, riquezas da época, paisagens naturais, bem como animais.
Tanto a experiência do Expresso Estação, quanto a entrada no Museu Ferroviário possuem acesso gratuito e estão abertos ao público.
Serviço
Expresso Estação e Museu Ferroviário
Shopping Estação
Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças – Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
www.shoppingestacao.com.br