Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Que tal andar pela cidade para descobrir sua história e cultura?
Que tal andar pela cidade para descobrir sua história e cultura?| Foto: Daniel Nardes/ Gazeta do Povo

Em 2021 a Pinó reforçou o seu propósito: o de ser o grande guia de Curitiba e arredores. Afinal, mostrar o que a cidade tem de melhor está no nosso DNA. Seja nas artes, turismo, negócios locais ou na cultura, sempre buscamos trazer o que está na boca de quem mora na capital paranaense. E nesta reta final de ano, que tal relembrar o que foi assunto na cidade? Confira na retrospectiva 2021 Pinó algumas das dicas que trouxemos aos nossos leitores!

Curitiba de um jeito diferente

Curtir a cidade é a nossa diversão. Seja a pé, com pets, sozinho ou entre amigos, não faltaram dicas para sair por aí com segurança mesmo em tempos de pandemia.

Que tal andar pela cidade para descobrir sua história e cultura?
Que tal andar pela cidade para descobrir sua história e cultura?| Daniel Nardes/ Gazeta do Povo

Curitiba a pé: uma rota para conhecer a cidade

Toda cidade deixa marcas daquilo que a define. Elas estão nas paredes dos prédios, nos sotaques das pessoas e nos trajetos que a paisagem nos convida a seguir. Para que você também pudesse viver essa experiência, a Pinó propôs um roteiro para ser feito a pé.

Praça das Nações, um dos pontos mais frequentados pelos curitibanos, ganha revitalização - Curitiba, 27/05/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Praça das Nações, um dos pontos mais frequentados pelos curitibanos, ganha revitalização - Curitiba, 27/05/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS| Foto: Daniel Castellano / SMCS

Onde admirar o pôr do sol em Curitiba

Que Curitiba é reconhecida pelos dias nublados e chuvosos, todo mundo já sabe. Talvez, também por esse motivo, aproveitar quando o sol aparece na cidade seja palavra de ordem para manter a vitamina D em dia e, é claro, apreciar os momentos especiais de quando os dias azuis dão o ar da graça. Nesta matéria reunimos quatro dicas de onde ver o pôr do sol, relembre!

Nos playpets os animais de estimação podem ficar soltos, sem a obrigatoriedade de guias como em outros espaços públicos. | Hully Paiva/SMCS
Nos playpets os animais de estimação podem ficar soltos, sem a obrigatoriedade de guias como em outros espaços públicos. | Hully Paiva/SMCS | Hully Paiva/SMCS

Lugares legais para passear com os pets

Não são apenas os humanos que precisam se exercitar diariamente para manter uma qualidade de vida saudável. Então que tal aproveitar o passeio com os pets para curtir a cidade? A Pinó trouxe quatro indicações de lugares para você levar sua mascote.

Os assuntos mais falados de 2021

Entre memes e hashtags, alguns dos temas mais falados das redes sociais também renderam boas histórias para contar na Pinó.

Curiti-cringe? Somos!

Se você é fã de Friends, louco por Harry Potter, não começa o dia sem um café da manhã reforçado, adora um litrão ou usa calça skinny, parabéns, você é cringe. Não sabe o que significa o termo? A Pinó explicou certinho, quando ele estava no seu auge. Confira!

A rua das quatro estações, em Curitiba. Foto: Daniel Castellano.
A rua das quatro estações, em Curitiba. Foto: Daniel Castellano.| Daniel Castellano

A rua das 4 estações

Um cenário, quatro estações e dois anos de espera. A história de como o fotógrafo Daniel Castelllano registrou a Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no Mossunguê, foi contada em junho, na Pinó. Relembre!

OSGEMEOS no MON. Foto: Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo
OSGEMEOS no MON. Foto: Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo| Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo

OSGEMEOS no MON

Desde a intervenção na fachada do Museu Oscar Niemeyer (MON) até a inauguração da sua exposição, em 18 de setembro, a dupla paulista deu o que falar na terra do leite quente. Não viu ainda? Fique tranquilo: a mostra fica em exposição até o mês de abril de 2022.

Em clima de Olimpíada

Na metade do ano, o clima esportivo invadiu o ar e a Pinó não ficou de fora. Entre os assuntos mais falados, as medalhas no surf e no skate foram comemoradas por aqui também.

A prefeitura de Curitiba incentiva a prática e oferece 34 pistas públicas para os skatistas aperfeiçoarem suas manobras.| Foto: Gazeta do Povo
Praça do Gaúcho| Gazeta do Povo

Inspirados pela Fadinha

Quem não ficou de queixo caído ao acompanhar as manobras de skate da maranhense Rayssa Leal, a Fadinha, e de Kevin Hoefler em Tóquio? Os dois conquistaram a medalha de prata no street skate na estreia da modalidade em Olimpíadas e ganharam o Brasil! Em julho, a Pinó separou três pistas para dropar de skate em Curitiba!

Tem surf em Curitiba! A capital possui academias e escolas que oferecem a modalidade de prática em piscinas.| Foto: Reprodução
Tem surf em Curitiba! A capital possui academias e escolas que oferecem a modalidade de prática em piscinas.| Foto: Reprodução| Reprodução

Surf sem mar? Temos!

Avião sem asa, fogueira sem brasa, surf sem mar? Sim! Você pode aprender a surfar e treinar em Curitiba mesmo não tendo praia. Como? A capital conta com academias e escolas que oferecem a modalidade de prática indoor, ou seja, em piscinas. A Equipe Pinó mostrou onde surfar por aqui.

Para não dizer que não falei das flores

Inspirados pelas cores das flores que invadem a cidade, independentemente da época do ano, trouxemos alguns conteúdos mostrando como deixar seu feed do Instagram mais colorido.

Cerejeiras instagramáveis

| LETICIA AKEMI

Depois do sucesso da "Rua do Outono", o inverno chegou trazendo paisagens de tirar o fôlego! No começo de julho a Pinó mostrou onde ver as famosas (e instagramáveis) cerejeiras da cidade.

A florada dos ipês

Depois da florada das cerejeiras no início do inverno curitibano, foi a vez dos ipês amarelos darem o seu show pelas ruas da cidade. A florada aconteceu entre os meses de agosto e setembro e atraiu a admiração dos moradores e turistas! A Pinó listou alguns lugares para fazer bons cliques.

Campo de camomila da Família Ienkot, na Colônia Marcelino, São José dos Pinhais
Campo de camomila da Família Ienkot, na Colônia Marcelino, São José dos Pinhais| Divulgação

“Turismo de flores” na região de Curitiba

Já pensou fazer um piquenique em meio aos campos de camomila? Ou, ainda, passear em meio aos girassóis e lavandas? Todas essas experiências, que ficam no máximo a uma hora de Curitiba, foram tema deste conteúdo da Pinó, quando veio a primavera.

Pra sair um pouco da cidade

Mesmo amando Curitiba, a gente gosta também de dar um rolê pelas redondezas. Confira alguns dos destinos que ficam a poucos quilômetros da capital que marcaram o ano da Pinó.

Cachoeiras refrescantes

Quando começa a esquentar, nada melhor que aproveitar o sol junto a um banho de cachoeira refrescante e renovador. São várias as opções para visitar de cachoeiras perto de Curitiba, com mais ou menos infraestrutura. Na Pinó mostramos como chegar até elas!

O portal de São Luiz do Purunã. Foto: JG Martini
O portal de São Luiz do Purunã. Foto: JG Martini | Foto: JG Martini

São Luiz do Purunã

A paisagem deslumbrante que convida ao contato com a natureza, seja em caminhadas que podem levar minutos ou cavalgadas que podem durar horas e até mesmo em uma aula de ioga com vista para o cânion. Não é à toa que São Luiz do Purunã se tornou um destino tão popular entre os curitibanos. Confira as dicas que a Pinó deu para aproveitar a região.

Bruna Wladyka, fundadora do projeto Elas Pilotam.| Foto: Bruna Wladyka/Arquivo Pessoal
Bruna Wladyka, fundadora do projeto Elas Pilotam.| Foto: Bruna Wladyka/Arquivo Pessoal

Sobre duas rodas

Em duas rodas, toda viagem ganha uma nova perspectiva. E não é apenas sobre o destino: é, principalmente, sobre o trajeto, que no comando ou na garupa de uma moto transforma-se em uma experiência prazerosa e inesquecível. Pensando nos apaixonados de longa data, mas também nos iniciantes, a Pinó entrevistou três representantes de movimentos de motociclistas de Curitiba que deram sugestões de passeios para serem feitos com tranquilidade em um único dia.

Em ritmo de fim de ano

Para encerrar 2021 com chave de ouro, nada como entrar no clima de festas. E a Pinó entrou de cabeça! Foi um verdadeiro Guia de como curtir as luzes de Natal e tudo o que a cidade oferece na época mais mágica do ano.

Passeios de balão perto de Curitiba revelam paisagens de tirar o fôlego.| Foto: @netzel_drone
Passeios de balão perto de Curitiba revelam paisagens de tirar o fôlego.| Foto: @netzel_drone| @netzel_drone

No céu de Curitiba

A ideia de admirar uma paisagem do alto encanta muitas pessoas. E não é preciso ir até a Capadócia (Turquia) para viver essa experiência! Empresas localizadas na região de Curitiba proporcionam essa aventura, que pode ser uma boa alternativa de passeio em um dia de céu aberto. A Pinó mostrou como ver a cidade do alto.

Auto de Natal Ilha das Ilusões no Passeio Público. Curitiba, 28/11/2021. foto: Ricardo Marajó/ SMCS
Auto de Natal Ilha das Ilusões no Passeio Público. Curitiba, 28/11/2021. foto: Ricardo Marajó/ SMCS| RicardoMarajo

Guia de Natal

O clima na cidade refletiu a esperança para o Natal de 2021: agradecimento, celebração e reencontro. O avanço da vacinação, a diminuição do número de casos e as flexibilizações simbolizaram um retorno a uma vida quase “normal”. E a Pinó celebrou isso com seus leitores.

Esperamos que no ano que vem possamos trazer ainda mais conteúdo de Curitiba para vocês! Nos vemos em 2022!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]