• Carregando...
A ilha do Mel é um dos destinos da Gond Local.
A ilha do Mel é um dos destinos da Gond Local.| Foto: Priscila Forone

Com a queda na demanda por viagens mais distantes e longas por causa da pandemia de coronavírus, a Gondwana Brasil, agência especialista em ecoturismo voltada para estrangeiros, com mais de 20 anos de mercado, resolveu colocar em prática um projeto para continuar a sua vocação. Mas de forma mais segura e responsável neste momento de crise sanitária.

Há um ano, iniciaram a Gond Local, com roteiros focados no litoral do Paraná e Santa Catarina, e que seguem os preceitos do turismo responsável. Ou seja: com impacto justo em toda a cadeia de serviços envolvida, como empreendedores locais e anfitriões das localidades. O resultado foi uma geração de renda de R$ 31 mil para empreendimentos locais, unidos à proteção e valorização dos ambientes.

Sócia da Gondwana Brasil, Camila Barp conta que o braço hiperlocal de ecoturismo da agência surgiu de uma ideia coletiva junto com a sócia Daniela Meres Silva Concatto e outros colaboradores da agência. O conceito básico que norteou a formulação dos pacotes foi o de viagens de curta distância. “Por muito tempo as pessoas não se sentiam confortáveis em dividir uma van com outras pessoas, ou viajar de ônibus”, exemplifica Camila. Por isso, todos os roteiros oferecidos hoje são realizados com o carro próprio.

A outra vontade foi a de trabalhar com uma ideia que a Gond Local denomina como “plenitude e bem-viver”. “Uma viagem transformadora, que as pessoas se conectem com o lugar e com elas mesmas”, fala Camila. Por isso, mesmo que os roteiros sejam próximos de Curitiba, isso não significa viagens '"bate e volta'. “As pessoas vão para Morretes [ a 70 km da capital] para almoçar e voltam. Queremos que elas conheçam a cidade e os seus personagens”, diz Camila. Por isso, a ideia é trazer anfitriões locais, para que ocorra uma troca cultural com os viajantes.

Na viagem para a reserva Volta Velha, em Itapoá (SC), os turistas podem conhecer um indígena do Xingu que vive na região com a sua família e preserva as tradições. Em Guaraqueçaba, é possível ver de perto como vive e trabalha uma catadora de siris. “O ecoturismo responsável tem esse componente das pessoas. E tudo é decidido e acordado com elas: como será a visita e por quanto tempo. Tudo é construído conjuntamente”, conta Camila.

Reconexão com a natureza

Caminhadas por trilhas na mata, observando os detalhes da fauna e da flora, passeios de bicicleta pela área rural de Morretes e de canoa em Guaraqueçaba são algumas das experiências para o viajante. “Um dos pilares nossos é reconectar as pessoas com ambientes naturais, de uma forma lúdica, recriando essa relação que está muito comprometida e acentuada na pandemia”, fala a sócia da Gond.

Ela garante que as atividades são leves e não exigem um grande esforço físico (para quem receia não estar preparado). “Muitas pessoas vêm falar pra gente que não andava de bicicleta há 15 anos. É um resgate potente, reconecta as pessoas com lembranças profundas”, salienta Camila. O roteiro que exige mais fôlego (restrito para adultos) é o da volta a pé completa pela Ilha do Mel, um trajeto de 40 km, mas que é dividido em mais de um dia, com orientação de anfitrião local, repouso e atividades em uma pousada.

Por causa da pandemia, os grupos por viagem foram reduzidos para, em média, de seis a 10 pessoas.

Roteiros

Veja alguns roteiros para se reconectar com a natureza:

Reserva Volta Velha

Em Volta Velha, é possível imergir na cultura indígena do Xingu.
Em Volta Velha, é possível imergir na cultura indígena do Xingu.| Álbori Ribeiro

Localizada em Itapoá (SC), a menos de 2h30 de carro de Curitiba, a viagem é uma imersão na cultura indígena do Xingu, com expedição etno-cultural, canoagem pelos rios Braço do Norte e Saí Mirim, trilhas e almoço xinguano. O pacote inclui duas pernoites em hospedagem simples, canoagem, refeições e acompanhamento especializado. Ideal para famílias. Próxima viagem: 11 a 13 de março.

Fim de Semana em Morretes

Em Morretes, o pacote inclui passeio de bike e trilha noturna.
Em Morretes, o pacote inclui passeio de bike e trilha noturna. | Arquivo Gondwana

A 70 km de Curitiba, o roteiro pela cidade conta com atividades lúdicas, sendo uma tarde no Ekôa Park, parque em meio a Floresta Atlântica que conta com atividades como arvorismo, bolha humana e tirolesa. O pacote também inclui trilha noturna, passeio de bicicleta pela área rural, visita a uma produtora local com degustação e uma noite em pousada a ser escolhida. Ideal para famílias. Próxima viagem: a combinar com a agência.

Aventura Caiçara em Guaraqueçaba

Em Guaraqueçaba, é possível acompanhar a pesca do siri.
Em Guaraqueçaba, é possível acompanhar a pesca do siri. | Nilo Biazzetto

Partindo de Paranaguá (92 km de Curitiba), um táxi náutico (1h30 de viagem) leva a Guaraqueçaba. Na chegada, almoço típico caiçara preparado por mulheres da comunidade local. Há ainda visita pela Reserva Natural de Salto Morato, considerada Patrimônio Cultural pela Unesco. Tour de caiaque e atividade de pesca de siri com a comunidade também fazem parte do roteiro de ecoturismo. Incluiu ainda duas noites em pousada com café da manhã. Próximas viagens: 11 a 13/02 e 11 a 13/03.

Ecoturismo a pé pela Ilha do Mel

O trekking de 40 km pela Ilha do Mel é dividido em dois dias.
O trekking de 40 km pela Ilha do Mel é dividido em dois dias. | Arquivo Gondwana

Geralmente vendido para roteiros de barco, a proposta da Gond Local é conhecer a Ilha do Mel a pé. A área de preservação ambiental, administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná, é um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado. O trekking de 40 quilômetros permite conhecer a ilha de ponta a ponta, nos lados de Brasília e Encantadas. A caminhada é dividida em dois dias e a hospedagem é em pousada. Roteiro restrito para adultos. Próxima viagem: a combinar com a agência.

Serviço: Mais detalhes sobre os pacotes, com preços, datas e condições de pagamento pelo e-mail: gondlocal@gondwanabrasil.com.br, no telefone (41) 9227-9799 ou pelo Instagram @gondlocal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]