Urbanismo

Pinó

Livro conta como jovens arquitetos fizeram de Curitiba modelo de planejamento

Marina Mori, especial para Pinó
19/10/2020 16:07
Thumbnail
Curitiba, 1970. A cidade que você conhece hoje, em 2020, ainda não existe: o calçadão da Rua XV não é um calçadão; os parques São Lourenço e Barigui são áreas verdes às quais as pessoas não têm acesso e as canaletas de ônibus são grandes avenidas para carros. Mas em menos de cinco anos um grupo de jovens arquitetos vai dar forma a cada um desses elementos, transformando a capital paranaense em uma inspiração para o Brasil e o mundo. Essa mudança repentina, que fez da cidade um exemplo de planejamento nas décadas de 1970, 1980 e 1990, é o pano de fundo do livro "Curitiba: Urbanismo Essencial", do arquiteto e urbanista Geraldo Pougy. A obra aguarda o êxito de um financiamento coletivo online para ser publicada e busca entender o modus operandi dos responsáveis pela transformação.
O GRUPO DE CURITIBA
No livro de 190 páginas, o autor se refere a esses jovens arquitetos como o Grupo de Curitiba. “Começou pequenininho, lá em 1965, e foi crescendo. Chegou a ter 600, 800 pessoas no seu auge, na década de 1990”, conta Pougy. Nessa época, até o carioca integrou o movimento e, desde 1988, adotou Curitiba como lar.
Mas, afinal, quem eram essas pessoas? Difícil listar todas. Pougy sugere que tudo começou com a amizade acadêmica dos recém-formados Jaime Lerner, o líder inspirador do grupo que se tornaria três vezes prefeito de Curitiba e duas governador do; Abrão Assad, Nicolau Klüppel, Carlos Ceneviva, Lubomir Ficinski, entre tantos outros. Os amigos queriam remodelar Curitiba para atender a população da melhor forma possível. Era o oposto do que estava prestes a acontecer: a cidade seria reestruturada para carros, com viadutos e largas avenidas, aos moldes de São Paulo e Rio de Janeiro. “Teria sido um desastre”, comenta Pougy, no livro.
Parecia utópico que um bando de jovens conseguisse convencer o então prefeito, Ivo Arzua, a criar um Plano Diretor, até então inexistente. Deu certo. Tão certo que, a partir disso, Arzua criou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o Ippuc, e contratou os urbanistas.
O Ippuc se tornou um laboratório criativo para eles, que construíram uma Curitiba para o povo, com parques, praças e uma rua inteira fechada para pedestres. “Fomos muito unidos, nunca tivemos receio de inovar”, conta Jaime Lerner em entrevista exclusiva à Pinó. Prova disso foi a implantação das canaletas nos principais eixos da cidade – feito que, mais tarde, seria batizado por Lerner de Bus Rapid Transit (BRT) e reproduzido em mais de 170 cidades no mundo, do Rio de Janeiro a Pequim.
As mudanças rápidas chamaram atenção do governo militar em Brasília, que em 1975 encomendou um estudo para entender o êxito de Curitiba. Até mesmo pesquisadores estadunidenses investigaram a capital paranaense.
CURITIBA FICOU CARETA?
Quando compara a Curitiba dos anos 1970 a atual, Pougy elenca uma série de problemas: de habitação, desemprego, mobilidade. Mesmo considerando o fato de que a cidade hoje tem quase dois milhões de habitantes frente aos 600 mil da época, o pesquisador diz que a gestão pública perdeu a criatividade. “Sim, a cidade está mais complexa. Mas está mostrando que perdeu a capacidade de criar, como um dia fez tão bem. Agora, faz só o feijão com arroz, o que é insuficiente”, critica o urbanista.
Mas existem indícios de que uma força criativa ainda pulsa, mesmo que fraca, entre planejadores urbanos da capital paranaense. Pougy cita como exemplo a expansão de ciclovias feitas no mandato de Gustavo Fruet (2013-2016). (Leia Nota do Autor).
O movimento é mais intenso fora dos arredores da prefeitura e se potencializa em coletivos ativistas espalhados pela cidade, como a associação de ciclistas Cicloiguaçu; o Curitiba Lixo Zero e a Causa Mais Bonita da Cidade, em defesa do Bosque do Bom Retiro. São neles que o urbanista deposita esperança em uma Curitiba melhor e mais preparada para acolher seus habitantes. Mas essa história fica para um outro livro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!