• Carregando...
Universidade Federal do Paraná.
Universidade Federal do Paraná.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem 120 professores citados no AD Scientific Index Ranking 2021, que lista os cientistas mais influentes da América Latina. A universidade ficou na 15ª posição latina, 11ª no Brasil e 9ª entre as instituições federais de ensino superior.

Para integrar a lista, é levado em conta o desempenho científico e o valor da produção individual dos pesquisadores. Da UFPR, são citados 120 professores, como Carlos Ricardo Soccol, do Departamento de Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia, e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Soccol, que realiza pesquisas em Engenharia de Bioprocessos, foi o primeiro colocado da universidade, na posição 63º no Brasil e 96º na América Latina.

Outros nomes

Em segundo lugar aparece o professor Jair da Silva, do Campus Jandaia do Sul. Na sequência, estão os professores Fernando Wypych (Departamento de Química), Sergio Gregório da Silva (Departamento de Educação Física), Dimas Agostinho Silva (Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal), Luiz Pereira Ramos (Departamento de Química), David Mitchell (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular), Nelson Augusto Rosário Filho (Departamento de Pediatria), Fábio de Oliveira Pedrosa (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular) e Felix Sharipov (Departamento de Física).

Outros 110 professores da UFPR compõem a lista. A vice-reitora da universidade, Graciela Bolzon de Muniz (Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal), é uma delas. O ranking completo pode ser acessado na página da premiação.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]