Cerejeiras

Últimos dias: três lugares para ver a florada das cerejeiras em Curitiba

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Hugo Batista
15/07/2021 12:42
Thumbnail

Florada das cerejeiras dura apenas de 10 a 15 dias. | Leticia Akemi/Gazeta do Povo

Depois do sucesso da "Rua do Outono", que virou ponto obrigatório para fotos na cidade de Curitiba, o inverno chegou trazendo paisagens de tirar o fôlego! No começo de julho é quando acontece a florada das cerejeiras, um espetáculo efêmero: o desabrochar e o auge das flores leva, em média, de 10 a 15 dias. Então, quem quiser conferir as cores da sakura - como também é chamada a cerejeira - pela cidade, deve se apressar, já que elas devem durar apenas mais alguns dias.
Não é de hoje que a cidade fica colorida nessa época. As primeiras mudas de cerejeiras vieram pra Curitiba direto do Japão, há cerca de 25 anos. Por lá, a árvore carrega um valor que vai além da beleza: é símbolo de prosperidade. Além disso, como a sakura desabrocha na primavera, é tida como uma espécie de antecipação da colheita de arroz.
Quer saber aonde ir para apreciar as cerejeiras? A Pinó listou os três melhores lugares para fazer bons cliques e curtir a beleza e as cores da natureza. Confira!

Praça Tsunessaburo Makiguti

Localizada no Bairro Jardim das Américas, a Praça Tsunessaburo Makiguti tem sido um dos locais mais procurados para conferir o cenário cor-de-rosa. São cerca de 70 cerejeiras, distribuídas entre os nos 5.240 m² do local, que desabrocham simultaneamente nessa época do ano.
A praça foi inaugurada em 1996, e foi o primeiro local a receber as mudas vindas do Japão. No último dia 14 de junho, a praça completou 25 anos. Posteriormente, as sementes que se desenvolveram por lá foram coletadas e plantadas pela cidade e se tornaram cartões-postais da cidade.
A praça leva o nome do filósofo japonês Tsunessaburo Makiguti, fundador da escola de valores humanistas conhecida como Soka Gakkai. Ele ganhou um monumento em sua homenagem em meio às sakuras – como são chamadas as cerejeiras em japonês. Além disso, o local tem áreas de convivência, parquinho, ciclovia, bem como pista de patinação.

Avenida Anita Garibaldi

A florada das cerejeiras em Curitiba também pode ser apreciada ao longo da Avenida Anita Garibaldi. Por lá, as cores ganham ainda mais vida no contraste com o asfalto e o céu cinza do inverno curitibano.
Com cerca de oito quilômetros de extensão, a avenida corta ao menos sete bairros e as flores são responsáveis por trazer mais beleza no trajeto. Pedestres e motoristas que passam por ali durante a florada têm o privilégio de apreciar as copas rosadas que contornam as calçadas.
Além disso, sentar em um dos restaurantes e lanchonetes ou frequentar o comércio da região traz uma possibilidade extra: a de fazer um clique especial.

Praça do Japão

Um dos mais famosos cartões-postais de Curitiba é também morada de 30 cerejeiras enviadas diretamente de terras nipônicas. A Praça do Japão está localizada no Bairro Água Verde, quase na divisa com o Batel, e possui cerca de 14 mil metros quadrados de puro deleite paisagístico.
Ela foi construída por imigrantes que chegaram na região por volta de 1910. Depois, foi ganhando a forma que tem hoje, principalmente com a inauguração do Portal Japonês e do Memorial da Imigração Japonesa, em 1993.
Durante o inverno, o local atrai mais visitantes para uma versão do Hanami, costume japonês de se deslocar para contemplar a florada das sakuras. Segundo a tradição, a efemeridade da florada, que dura entre 10 e 15 dias, é uma analogia à própria vida.