Turismo e inovação

Curitiba ganha a Primeira Escola de Turismo do Brasil com cursos gratuitos na área

Equipe Pinó
03/10/2021 21:19
Thumbnail

O lançamento da Escola de Turismo aconteceu na última segunda-feira (27). A ideia é promover cursos em diversos espaços da cidade. | Daniel Castellano / SMCS

Na última semana, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo (27/09), Curitiba ganhou a primeira Escola de Turismo do Brasil, criada pelo Instituto Municipal de Turismo. A ideia é promover cursos em diversos espaços da cidade a partir de parcerias colaborativas, como gastronomia e cultura. Os primeiros cursos oferecidos são gratuitos e serão oferecidos pelo Senac/PR, à distância.

Escola de Turismo de Curitiba

A Escola de Turismo traz capacitações na área para um grande público, como servidores públicos, terceiro setor e empresas, bem como intercambistas e pessoas interessadas em inovação no setor. Nesse sentido, o IMT buscou estruturar a Escola em três pilares: gestão estratégica do destino, gestão logística tática e qualificação de mão de obra. Dessa forma, a ação caminha para tornar Curitiba um destino turístico inteligente.
Os primeiros cursos oferecidos são gratuitos e serão realizados em parceria com o Senac/PR, no formato EAD. No total, são sete formações em diversos setores — gastronomia, design e informática, por exemplo. As inscrições foram abertas no dia 27 de setembro e podem ser realizadas até o dia 17 de outubro no site do Senac.
Além disso, o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) está ofertando os cursos de Tendência em Turismo e Hospitalidade e Destino Turístico Inteligente. Informações e inscrições podem ser realizadas através do portal Aprendere.
Futuramente, cursos voltados para a gastronomia podem acontecer na Fazenda Urbana, no Mercado Municipal ou na Casa Culpi, por exemplo. Já as temáticas culturais podem ocorrer no Memorial Paranista, e assim por diante. A ideia é justamente que a Escola não tenha sede fixa e circule por diversos espaços.