• Carregando...
youtuber de idosos
Aurélio Alfieri conquistou mais de um milhão de inscritos em seu canal. Influencer em prol da saúde, o curitibano produz um conteúdo exclusivamente pensado para o público sênior.| Foto: Guilherme Rocha de Oliveira

Há quase vinte anos, o educador físico Aurélio Alfieri gravou um vídeo amador enquanto dava uma aula de alongamento na academia. A ideia era apenas registrar os movimentos, para análise posterior. Outros vídeos foram gravados e postados na internet sem grande pretensão. Os vídeos caseiros e de pouca qualidade foram os primeiros passos de Aurélio em uma longa caminhada que o transformou em produtor de conteúdo e criador do maior canal de exercícios para idosos das Américas.

Na época, Aurélio ainda estava nos primeiros semestres da faculdade de Educação Física, por influência de seu professor de judô. Estagiando em uma academia, teve seu primeiro contato com um público de mais idade, o que lhe rendeu uma boa experiência. “Eu percebia que as pessoas acima dos 40, dos 50 anos, eram mais educadas, escutavam as orientações com atenção, tinham mais resultado e vinham agradecer. Quando comecei a atender pessoas acima de 60 anos, elas ainda levavam um pedacinho de bolo no final da aula. Eu digo que não fui eu que escolhi esse público, eu fui seduzido”, brinca Alfieri.

Já como profissional da Educação Física, seguiu atuando de maneira presencial focado nesse público. É provável que ele nem se lembrasse mais do material que havia gravado anos antes, mas em certo momento, descobriu que os vídeos já tinham uma quantia razoável de visualizações. “Gravei os vídeos e postei, na época, no Google Vídeos, mas eu deixei como público. Quando o Google comprou o YouTube, ele juntou as duas plataformas. Então, o meu canal foi criado automaticamente. Esses vídeos já começaram a crescer e viralizar rapidamente. Vários deles passaram de 100 mil visualizações, o que para época era bastante. Quando eu me dei conta que eu tinha um canal, eu já tinha mais de mil inscritos”, relembra.

O trabalho digital de Aurélio, porém, só começou efetivamente em 2016, e ainda sem a intenção de produzir conteúdo. “Eu comecei a publicar três vídeos por semana de maneira ininterrupta. Como eu não sabia qual vídeo ia dar certo, eu falava sobre atividade física e saúde para qualquer pessoa.”

Ainda que não tivesse um nicho específico, o canal conseguiu ter um bom alcance. Em 2018, ele tinha mais de 200 mil inscritos. Mas ao postar um vídeo direcionado aos idosos, o youtuber percebeu que podia atingir ainda mais pessoas. “Eu postei um vídeo e viralizou. Fiz outros vídeos de exercícios de academia, de corrida, e nenhum viralizou. Então, fiz mais um voltado a idosos e viralizou de novo. Pensei que era sorte”. Aurélio, então, resolveu fazer mais um teste, dessa vez definitivo. “Decidi fazer uma semana inteira de vídeos voltados para idosos e novamente tive um ótimo engajamento”, disse.

conteúdo para idosos
Aurélio Alfieri e sua placa de 1 milhão de inscritos: youtuber encontrou na melhor idade um público ávido por informação. | Guilherme Rocha de Oliveira

A partir disso, ele passou a direcionar seu trabalho às pessoas com mais de 50 anos, mesmo tendo o risco de não atender o público que ele havia construído até então. A aposta deu certo e atualmente o canal conta com 1,1 milhão de inscritos. “É um público carente de informação. Por exemplo, quando uma pessoa idosa busca por ‘exercícios para os braços’ no YouTube, e entra num canal aleatório, tem um fisiculturista mostrando o braço de 60 cm. E eu percebi que isso acabava afastando essas pessoas”, detalha. Além dos vídeos semanais, o educador físico ainda criou o Clube do Aurélio, uma área privativa em que ele aplica as aulas ao vivo por videochamada.

Recentemente, o curitibano se aventurou também com a produção de seu primeiro livro “Manual prático para ser jovem por mais tempo: a roda da juventude”. A publicação, embora seja focada aos idosos, tem o intuito de ajudar pessoas de qualquer faixa etária a ter uma vida mais saudável e menos sedentária.

Aurélio criou uma ferramenta que ele chamou de ‘roda da juventude’, que lista alguns pontos fundamentais para a saúde, como o sono, a boa alimentação, a prática de exercícios, entre outros. O leitor faz uma autoanálise das ações que precisa modificar em sua vida. Mas ao invés de tentar fazer tudo de uma vez, o autor sugere que cada área seja trabalhada individualmente, e que, aos poucos, a roda da juventude passe a “girar” no automático. “Atuando em qualquer área da roda, as outras vão automaticamente ter uma melhora. Depois que o leitor instalar o hábito escolhido, como dormir melhor, por exemplo, ele deve escolher outra área para atuar”, destaca.

O livro também trouxe algumas inovações pensadas especialmente para os mais velhos. A fonte do livro é não serifada, e possui um espaçamento e tamanho adaptados para quem tem dificuldade de leitura. “Graças a essa adaptação, recebemos o selo de adequação, manuseio e design de bem-estar sênior. É o primeiro livro do Brasil certificado para leitura de idosos”, ressalta Aurélio. O livro também tem um QR Code que leva para um vídeo com a explicação detalhada dos exercícios apresentados. “O livro é meu xodozinho. Foi feito com muito carinho,” define.

livro para idosos
O livro "Manual prático para ser jovem por mais tempo: a roda da juventude", da Appris Editora, pode ser adquirido por R$ 53,10 no site da Amazon. | Guilherme Rocha de Oliveira

Dicas

Aurélio separou cinco dicas importantes para manter a vitalidade e a juventude

1. Caminhe pelo menos 30 minutos por dia

A caminhada diária, além de afastar o sedentarismo, beneficia a capacidade cardíaca e respiratória, melhora o equilíbrio, contribui com o emagrecimento e estimula o cérebro.

2. Alongue-se todos os dias

O alongamento ajuda a manter a flexibilidade do corpo. Um corpo sem flexibilidade perde mobilidade, força, equilíbrio, além de ser mais propenso a dores e a uma piora na postura.

3. Prefira alimentos mais saudáveis

Comer bem é um desafio e tanto. A recomendação é garantir uma alimentação equilibrada que forneça os nutrientes necessários, entre proteínas, carboidratos, lipídios e, claro, a água.

4. Cuide do seu sono

Dormir bem ajuda no controle do peso, melhora o humor, diminui a ansiedade e o estresse, além de contribuir com o sistema imunológico.

5. Busque aliados que te ajudem nos hábitos saudáveis

Nada melhor do que um amigo ou uma pessoa de confiança por perto para lhe ajudar em um propósito. Cerque-se de pessoas otimistas, confiantes e inspiradoras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]