Jeito Animal

Pedro Fontoura*

Enriquecimento sensorial: três dicas para melhorar o bem-estar dos pets

Pedro Fontoura*
05/11/2021 10:00
Thumbnail
Você que acompanha a nossa coluna está conhecendo formas diferentes de enriquecer o ambiente (EA) do seu pet para permitir que ele exerça comportamentos naturais, proporcionar bem-estar e prevenir problemas de comportamento decorrentes da falta de estímulos. Nessa edição, vou explicar estratégias que estimulam os sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição) dos cães e gatos – o chamado enriquecimento sensorial.
Nossos sentidos são as portas de entrada para conhecermos o mundo. Então, é necessário exercitarmos para termos uma boa qualidade de vida e é essencial oferecer o mesmo aos nossos pets. Existem maneiras práticas de transformar uma experiência comum em sensorial: os brinquedos de roer podem ser saborizados; o gelo para refrescar no calor pode ser congelado com frutas e ervas (textura, temperatura, cheiro e sabor diferentes); os brinquedos que emitem sons podem ser mais usados ou ainda o bom e velho EA com ração pode ganhar umas folhinhas de manjericão e deixar a experiência mais interessante.
O passeio livre para explorar é um ótimo aliado para os pets usarem todos os sentidos. Indico passeio com uma guia longa (de 2 a 5 metros) para que o cão ou gato possa cheirar e observar ambientes diferentes (parque, praia, campo, ambientes urbanos). Aqui, o estímulo sensorial é para visão e audição. Percorrer por pisos com texturas variadas e até fuçar na terra e comer uma graminha.
Outra estratégia muito legal é a musicoterapia. Muitos estudos em humanos e animais mostram o quanto a musicoterapia ajuda com alívio de dores, aumento da sensação de bem-estar, diminuição da fadiga e ansiedade. A música age reforçando o efeito positivo, enriquecendo o ambiente e diminuindo os níveis de estresse dos animais durante o manejo. Na internet é possível encontrar playlists de músicas agradáveis para pets.
Melhor ainda se a música for associada à aromaterapia – manipulada por um profissional na medida correta para o cão ou gato. Imagina a seguinte cena: pet ouvindo uma música e recebendo massagem com um aroma relaxante nas mãos do tutor… É uma delícia e eles adoram. Eu sou terapeuta integrativo e uso essa estratégia para levar mais qualidade de vida para os animais, mas principalmente como um complemento à terapia comportamental de transtornos como fobias, depressão e ansiedade generalizada. Os resultados em associar a educação pet, manejo adequado e aromaterapia são muito satisfatórios.
Interessante, né? Aqui damos algumas dicas rápidas, mas sugiro que estudem o assunto, porque é possível transformar a relação com o pet e ter mudanças surpreendentes no comportamento deles usando enriquecimento ambiental. Na próxima edição, vamos trazer o mais importante de todos os EA, o social. Até lá!
*Pedro Fontoura é biólogo da @jeitoanimal