Lazer

Férias: confira a programação de atividades culturais em Curitiba

Equipe Pinó com colaboração de Thaís Cunha
12/01/2022 10:01
Thumbnail

Programação de férias movimenta o mês de janeiro em Curitiba. | Ricardo Marajó/SMCS

Com atividades presenciais e virtuais, o período de férias escolares em Curitiba segue movimentado. Entre os destaques, está os eventos que fazem parte da 39ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece durante o mês de janeiro. Confira as principais atividades que marcam esse período:

Casas de Leitura

As 16 Casas de Leitura espalhadas pela cidade recebem contações de histórias para bebês e crianças maiores, rodas de leitura e outras atividades lúdicas. A programação da 39ª Oficina de Música de Curitiba também se desdobra nesses locais, onde são encenadas as biografias de grandes personagens da História da Música Brasileira em adaptações especiais para o público infantil. A programação completa de cada Casa de Leitura está disponível no site: curitiba.pr.gov.br.

Faróis do saber

As atividades também movimentam os Faróis do Saber e pequenas bibliotecas localizadas nas praças da cidade. Ao todo são 12 espaços desse tipo, que recebem atividades literárias, jogos, brincadeiras e oficinas voltadas para crianças de todas as idades. A programação completa para todo o mês de janeiro está disponível aqui.

Cinemateca

A Cinemateca de Curitiba tem novidades em todas as semanas de janeiro. A programação, que começou no último sábado (08/01) e segue até dia 30 de janeiro, também conta com a exibição de filmes e documentários sobre música, como parte da programação da 39ª Oficina de Música de Curitiba e filmes com temas relacionados ao Meio Ambiente, parte da programação da Oficina Verde, evento que acontece em paralelo com a Oficina de Música. A programação completa da Cinemateca de Curitiba está disponível no site: curitiba.pr.gov.br.

Oficina Verde

O longa animado, Brichos, deve ser exibido no dia 18/01 (terça-feira), às 14h30, com a presença do diretor Paulo Munhoz, e dá início a programação da Oficina Verde, que segue até 29 de janeiro, na Cinemateca, e oferece oficinas sobre práticas de sustentabilidade, como jardinagem e compostagem. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas até 17 de janeiro, pelo site: oficinademusica.curitiba.pr.gov.br.

Solar do Barão

O complexo cultural Solar do Barão traz atividades para crianças de 6 a 14 anos, durante todos os sábados de janeiro. As atividades são gratuitas e acontecem em dois horários, das 10h às 12h, para as crianças menores, e, das 14h30 às 16h30, para crianças a partir de 10 anos. As inscrições podem ser feitas pelo site: ingresso.curitiba.pr.gov.br, onde também é possível conferir a programação completa.

Youtube

E a programação especial de férias não se limita a atividades presenciais. A TV Escola Curitiba apresenta, no canal de Youtube da Secretaria Municipal de Educação, uma seleção de histórias inéditas contadas pelas Bruxas do Bosque Alemão. As histórias estão disponíveis na plataforma desde dezembro.