Plantas e flores

Maior floricultura do país abre nessa quinta (8) no bairro do Xaxim, em Curitiba

Roberta Braga, especial para a Pinó
08/07/2021 10:15
Thumbnail

Nova loja tem capacidade para oferecer mais de 100 mil espécies de plantas e flores. | Priscilla Fiedler

Com o aumento da procura e interesse dos curitibanos por flores e plantas, a Esalflores inaugura nessa quinta-feira (8) seu novo projeto na cidade: a maior floricultura do país. A unidade, que fica no bairro do Xaxim em um terreno de 10 mil m², tem cerca de 8 mil m² de área e capacidade para oferecer mais de 100 mil espécies de plantas.
Conforme conta Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores, a nova loja é um sonho da família que eles conseguiram tirar do papel. “É um projeto já antigo, que surgiu depois de buscarmos muitas referências pelo mundo e de analisarmos as tendências. E acreditamos também no seu sucesso a longo prazo.”
Entre os atrativos, floricultura conta com café, adega e bosque.
Entre os atrativos, floricultura conta com café, adega e bosque.
Flores, plantas e artigos para jardinagem fazem parte do mix de produtos prioritário do espaço, que também abriga uma unidade da Esalpet, com artigos para pets. Além da venda de produtos para quem é apaixonado por plantas e jardinagem, a aposta da nova loja é também na experiência do cliente. Dessa forma, conta com um café, adega, bosque privativo e lago de carpas.
“São espaços que já oferecemos na loja do Rebouças, mas que trouxemos na nova unidade de forma mais conectada e em versão ampliada, melhorada. O café, por exemplo, fica em uma espécie de ilha, cercado pelo lago artificial e conta com uma jabuticabeira no centro. Outro cuidado foi o de criar um espaço com distanciamento entre as mesas.” 
Para os próximos meses, Bruno prevê também a inauguração de dois novos espaços: o pomar com uma grande variedade de árvores frutíferas e um local dedicado a cursos e atividades educacionais. “Temos o projeto Minha Primeira Horta, que traz crianças em idade escolar para oficinas. Entretanto, ele está suspenso devido às restrições da pandemia. Mas assim que tivermos condições de voltar a oferecer eventos com segurança, ele será retomado.”

Flores e plantas no centro das atenções

Bruno conta que, como as pessoas ficaram mais em casa no último ano, o hábito de cultivar plantas e flores ficou mais popular. “Percebemos o aumento do interesse tanto por espécies ornamentais quanto pelo cultivo de temperos e alimentos. As flores e as plantas passaram a trazer esse contato com a natureza.”
Ele observa também que, se há alguns anos as flores eram o que mais interessavam aos curitibanos, hoje as plantas passaram ser tão ou mais procuradas. Outro comportamento é a busca por espécies “colecionáveis”. “O curitibano começou a se interessar por espécies diferentes, para colecionar, e temos tentado trazer essa oferta em nossas lojas.”

Serviço

Esalflores Xaxim
Rua José Leal Fontoura, 88, Bairro Xaxim. 
De segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 9h às 17h. 
Mais informações: www.esalflores.com.br, (41) 3091-0403 ou @esalflores